A festa do livro USP São Carlos - FLUSP
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Cultura e extensão
Ação cultural
Bibliotecas universitárias

Categorias

Como Citar

PRADO, Ana Mara Marques da Cunha; MORAES, Juliana Souza; ALMEIDA, Edison Santiago de; PELOZIO, Márcio; SIPAHI, Guilherme; ARANDA, Rosane; DIEGUES, Celia Maria; ZIEMATH, Natalina Ordiva Ribeiro; SINTRA, Rui. A festa do livro USP São Carlos - FLUSP: experiência das bibliotecas do campus USP São Carlos, do Centro Cultural do campus USP de São Carlos e da Editora da Universidade de São Paulo - Edusp. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023113, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4955. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4955. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Introdução: o trabalho relata a experiência das bibliotecas do campus USP de São Carlos1, do Centro Cultural do campus USP de São Carlos, do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão do campus -GCACeX e da Editora da Universidade de São Paulo – Edusp, na Festa do Livro da USP São Carlos-FLUSP. A FLUSP teve início em 2015, e em 2023 na 8ª FLUSP, bateu recorde de público e vendas, com a participação de 2 mil pessoas/dia. Objetivo: Reunir ações de incentivo ao livro e à leitura, oferecer a oportunidade de compra de livros, com descontos e proporcionar atividades culturais que expandam as experiências da comunidade universitária e agreguem na formação dos seus indivíduos2-3. Metodologia: Definir anualmente as linhas gerais da FLUSP, avaliar as sugestões recebidas, definir possíveis temas e artistas, elaboração da identidade visual da Festa, edital para captação de patrocínio e editoras interessadas em participar da Festa; curadoria da programação literária/artística/cultural, além das atividades relativas à: infraestrutura, lógica e de som; divulgação em redes sociais; assessoria de imprensa e logística. Resultados: A participação dos cidadãos são-carlenses e do público infantojuvenil aumenta a cada ano e com isso novas editoras têm buscado informações para adesões, construindo uma maior bibliodiversidade nas publicações ofertadas ao público. Conclusão: A FLUSP hoje é um evento reconhecido e aguardado pela comunidade do campus e da cidade de São Carlos. Sua atual identidade visual remete a uma grande festividade, que vai para além da venda de livros, pratica comum em feiras de livros.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4955
PDF

Referências

CAVALCANTI, Ivanilda Bezerra Cavalcanti; ARAÚJO, Claudialyne Silva; DUARTE, Emeide Nóbrega Duarte. O bibliotecário e as ações culturais: um campo de atuação. Biblionline, João Pessoa, v. 11, n. 1, p. 21-34, 2015.

ROSA, A. J. S. A prática de ação cultural em bibliotecas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, São José, v. 14, n. 2, p. 372-381, 2009. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/77025. Acesso em: 11 abr. 2022

NICOLINO, Maria Elisa Valentim Pickler; MENDONÇA, Janaina Celoto Guerrero de; BUENO, André Sávio Craveiro; SILVEIRA, Telma Jaqueline Dias. Ações culturais em biblioteca universitária: relato de experiências da biblioteca da faculdade de filosofia e ciências da universidade estadual paulista. PontodeAcesso: Revista do Instituto de Ciência da Informação da UFBA. DOI: https://doi.org/10.9771/rpa.v16i1.42724

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Ana Mara Marques da Cunha Prado, Juliana Souza Moraes, Edison Santiago de Almeida, Márcio Pelozio, Guilherme Sipahi, Rosane Aranda, Celia Maria Diegues, Natalina Ordiva Ribeiro Ziemath, Rui Sintra (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.