Plataforma Sucupira no IFSC-USP
Capa do Eixo 2 sobre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação
PDF

Palavras-chave

Produção acadêmica
CAPES
Avaliação dos programas de pós-graduação
Plataforma Sucupira

Categorias

Como Citar

MASTRANTONIO, Sabrina Di Salvo; PEPE, Gracielli Batista; PRADO, Ana Mara Marques da Cunha; SILVA, Isabella Cristina Gomes da; ALMEIDA, Tania Ortin de. Plataforma Sucupira no IFSC-USP: a participação da biblioteca no preenchimento da Produção Intelectual. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023105, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.4937. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/4937. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução/Objetivo: O desempenho dos programas de pós-graduação das universidades brasileiras é avaliado pela CAPES, a qual utiliza a Plataforma Sucupira para coleta de dados (Brasil, 2020). Dentre as inúmeras informações solicitadas, destaca-se o módulo de Produção Intelectual, cujo preenchimento é de difícil execução pelos programas. Nesse contexto, surge a importância da parceria da Biblioteca do IFSC junto ao Serviço de Pós-graduação, no preenchimento dos dados da Produção Intelectual na Plataforma Sucupira, a qual apresentamos neste trabalho. Metodologia: A biblioteca, a partir dos dados extraídos do Dedalus, preenche os dados da Produção Intelectual (Módulo Produções Acadêmicas) e cadastra novos autores na Plataforma. O trabalho com os autores envolve: listar, padronizar, comparar com os dados existentes na plataforma e levantar os dados necessários para novos cadastros. Resultados: Este novo desafio assumido pela biblioteca, que antes já fornecia os dados ao Serviço de Pós-Graduação, fez com que a equipe ampliasse a preocupação durante o processamento da produção científica, para facilitar a inclusão dos dados na plataforma, bem como garantir a sua confiabilidade para a avaliação do Programa de Pós-Graduação do instituto. Conclusão: Concluímos que os serviços prestados pelas bibliotecas universitárias devem ser repensados, fornecendo o apoio necessário para manutenção ou elevação dos índices de avaliação dos programas de suas Unidades.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.4937
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Coleta CAPES: conceitos e orientações - manual de preenchimento. 2020. 189 p.

FERRAZ, R. R. N. et al. Planejamento anual e quadrienal de prestação de contas à CAPES por meio da ferramenta computacional Scriptsucupira. Revista Brasileira de Pós-Graduação, Brasília, DF, v. 14, n. 33, 2017. DOI: 10.21713/2358-2332.2017.v14.1320.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Sabrina Di Salvo Mastrantonio, Gracielli Batista Pepe, Ana Mara Marques da Cunha Prado, Isabella Cristina Gomes da Silva, Tania Ortin de Almeida (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.