Para onde vão as bibliotecas? Para onde queremos ir?
Capa do Eixo 1, sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Treinamento e desenvolvimento
Biblioteca universitária

Categorias

Como Citar

MORAES, Juliana Souza; LAET, Maria Aparecida; GARCIA, Eliana Maria; DUDZIAK, Elisabeth Adriana; RAMOS, Lucia Maria S. V. C. Para onde vão as bibliotecas? Para onde queremos ir? a retomada do programa de capacitação das equipes das bibliotecas da USP. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023004, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5196. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5196. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Introdução: O sistema de bibliotecas da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo - ABCD/USP, tem  desenvolvido programas voltados para a capacitação de usuários e das equipes das bibliotecas desde 1992. A partir do planejamento estratégico da ABCD para o período de 2022-2026, definiu-se que o programa de capacitação seria um dos pilares da nova gestão. Objetivo: Um grupo de trabalho foi constituído para ser o GT de Capacitação das Equipes, com o objetivo de identificar as demandas e propor um Programa de Desenvolvimento Continuado das equipes das bibliotecas da USP. Metodologia: A metodologia contou com diagnóstico de demanda de capacitação, realizado por meio de formulário online e posterior workshop presencial para  a definição das prioridades. Resultados: Como resultados, houve a participação de 77% do sistema de bibliotecas, 81 temas específicos  foram indicados e  agrupados em cinco eixos temáticos: acessibilidade e inclusão; administração e gestão; comunicação, marketing e divulgação; design e arte; produtos e serviços de biblioteca e tecnologias. O Programa de Desenvolvimento Continuado das equipes das bibliotecas da USP está em fase de finalização e algumas ações e iniciativas já começaram.  Conclusão: O Programa pretende dar um passo à frente no grau de desenvolvimento das equipes das bibliotecas, sem impor um caminho, mas convidando à participação da sua construção e alinhando-o ao futuro das bibliotecas da USP.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5196
PDF

Referências

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais. Grupo de Trabalho Capacitação de Equipes. Programa de capacitação das equipes das bibliotecas. São Paulo: ABCD USP, 2023. (Caderno de projeto. Trabalho não publicado.)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Cronologia do SIBiUSP. São Paulo: SIBI USP, 2009. Disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/1743682/. Acesso em: 8 out. 2023.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Projeto Capacitus: programa para capacitação de usuários das bibliotecas da USP. São Paulo: SIBI USP, 2003a. 24 p.

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Sistema Integrado de Bibliotecas da USP. Projeto Crescer: institucionalizar procedimentos para capacitação contínua de equipes. São Paulo: SIBI USP, 2003b. 58 p.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Juliana Souza Moraes, Maria Aparecida Laet, Eliana Maria Garcia, Elisabeth Adriana Dudziak, Lucia Maria S. V. C. Ramos (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.