Resumo
Introdução/Objetivo: A Biblioteca do IFSC, procurando inovar e atender a novas demandas de seus usuários, adotou uma nova forma de divulgação de seus serviços e produtos. Este trabalho tem por objetivo apresentar a experiência de implantação do totem interativo “Conecta Biblio”, que tem como proposta não só divulgar, mas também permitir a interação dos usuários com seu conteúdo. Metodologia: O sistema criado para gerenciar o totem está estruturado em 4 partes principais, possibilitando a inserção de conteúdos relacionados à Produção Científica, Acervo, Eventos e Informes. Resultados: Como principais resultados, podemos apontar: visual atraente e moderno conferido à entrada da biblioteca; economia de papel; rapidez na atualização das informações; divulgação de outros produtos e serviços; maior interação dos usuários e valor agregado à prestação dos serviços da biblioteca. Conclusão: A Biblioteca tem recebido elogios de professores e colegas sobre o novo formato de divulgação e solicitações das especificações técnicas para uma possível replicação em outras unidades. Percebemos, também, um aumento na motivação da equipe diante do novo desafio, como também na confiança e empatia dos usuários pela Biblioteca.
Referências
BASTOS, M. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 11, n. 6, p. A07, dez. 2010. Disponível em:
https://brapci.inf.br/index.php/res/v/7266. Acesso em: 06 set. 2023
FARIAS, M. L. S.; FURNIVAL, A. C. M.; MATSUNO, G. Y. Percepções e usos da informação por universitários brasileiros: subsídios para o planejamento de ações de letramento informacional. Brazilian Journal of Information Studies, v. 10, n. 1, p. 33-43, 2016.
REBELLO, M. A. F. R. Avaliação da qualidade dos produtos/serviços de informação: uma experiência da biblioteca do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.2, n. 1, p. 80-100, jul./dez. 2004.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Gracielli Batista Pepe, Sabrina Di Salvo Mastrantonio, Luciana Aparecida Brasil Martinez, Maria Helena Di Francisco, Ana Mara Marques da Cunha Prado (Autor)