Acervo do Centro Cultural da USP São Carlos
Capa do Eixo 1 sobre Administração, Gestão e Liderança
PDF

Palavras-chave

Bens patrimoniais
Administração Pública
Comunicação

Categorias

Como Citar

ALMEIDA, Edison Santiago de. Acervo do Centro Cultural da USP São Carlos: gestão para valorização do patrimônio. Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo, Campinas, SP, n. 2, p. e023012, 2023. DOI: 10.20396/conpuesp.2.2023.5186. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/conpuesp/article/view/5186. Acesso em: 20 maio. 2024.

Resumo

Introdução: O Centro Cultural reúne um acervo com mais de 150 obras. O acervo estava espalhado pelo campus. A partir de 2021 medidas de gestão e liderança foram tomadas para reunir e organizar essas obras e criar um espaço adequado para sua guarda e conservação. Objetivo:  Conservar, valorizar e difundir o acervo do Centro Cultural são os propósitos primordiais, além de ser um disparador de iniciativas, que possam estabelecer uma política de Acervo, Patrimônio e Exposições no campus da USP São Carlos. Metodologia: Buscar informações junto aos pares, seguido pela digitalização do acervo, reunião e organização das obras para sua guarda e conservação. Aprovação do projeto executivo e manutenção de parcerias com servidores e estudantes no desenvolvimento. Resultados: localização e organização das obras, documentação fotográfica, adequação do espaço para reserva técnica, catalogação e desenvolvimento de uma plataforma digital, conclusão do projeto executivo e apoio institucional para próxima fase. Conclusão: O projeto tem potencial para iniciar o processo de qualificação do espaço expositivo da USP São Carlos, profissionalizar o tratamento do seu acervo e consolidar uma política pública de salvaguarda, formação e divulgação, como referência no segmento.

https://doi.org/10.20396/conpuesp.2.2023.5186
PDF

Referências

SPERLING, D. M. . As arquiteturas de museus contemporâneos como agentes no sistema da arte. Revista do Fórum Permanente de Museus, 2005.

RUGGIERO, AMANDA SABA . Quando gente é memória, o Patrimônio é (a) gente?.

REVISTA ARA , v. 14, p. 77-94, 2023.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Edison Santiago de Almeida (Autor)

Downloads

Não há dados estatísticos.