Banner Portal
A obra de Kobra nos muros da zona portuária
PDF

Palavras-chave

arte
Eduardo Kobra
requalificação urbana
gentrificação
Rio de Janeiro

Como Citar

DA CRUZ OLIVEIRA, Luiz Sérgio. A obra de Kobra nos muros da zona portuária: arte, embelezamento e gentrificação no Rio de Janeiro. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 10, n. 1, p. 92–113, 2024. DOI: 10.20396/visuais.v10i1.19180. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/19180. Acesso em: 2 jul. 2024.

Resumo

Este artigo visa investigar a participação das artes e dos artistas nos processos de requalificação urbana das cidades contemporâneas. Recorrendo a autores e autoras dos campos das artes, da sociologia urbana, da geografia humana e dos estudos urbanos críticos, procuramos analisar o projeto de revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, que tem estabelecido alianças e parcerias com as artes, evidenciadas em diferentes ações e projetos. Neste artigo, nos interessa em especial a produção de murais e graffiti na região, tendo como foco central a obra Etnias – somos todos um, realizada por Eduardo Kobra para o Boulevard Olímpico às vésperas das Olimpíadas de 2016.

https://doi.org/10.20396/visuais.v10i1.19180
PDF

Referências

BAIN, Alison L. Artists as property owners and small-scale developers. Urban Geography, v. 39, n. 6, p. 844-867, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02723638.2017.1405687 .

BAIRD, Alfred J. Containerization and the decline of the upstream urban port in Europe. Maritime Policy & Management, v. 23, n. 2, p. 145-156, 1996.

BALDINI, Andrea Lorenzo. ‘What Is Street Art?’ Estetika: The European Journal of Aesthetics, no. 1, p.1-21, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33134/eeja.234 .

BORDENAVE, Geisa. A “antiga fábrica da Bhering” e o projeto de “revitalização” da Zona Portuária do Rio de Janeiro. Revista Intratextos, v. 9, n. 1, p. 47-62, 2018.

BRIGHENTI, Andrea Mubi. Expressive measures: An ecology of the public domain. In: AVRAMIDIS, Konstantinos; TSILIMPOUNIDI, Myrto (Eds.). Graffiti and Street Art - Reading, Writing and Representing the City. Nova York: Routledge, 2017, p. 119-134.

BRITO, Renan Alves de; ZANELLA, Andrea Vieira. Young People, Graffiti and Transgressions. In: PARADIS, Xuan; MATTHEW, Minda (Eds.). Vandalism, Street Art and Cultural Significance. Nova York: Nova Science Publishers, 2018, p. 41-78.

CAMPOS, Ricardo. Youth, graffiti, and the aestheticization of transgression. Social Analysis, v. 59, n. 3, p. 17-40, 2015.

CASTLEMAN, Craig. Getting Up: Subway Graffiti in New York. Cambridge/Londres: The MIT Press, 1982.

COLCHETE FILHO, A. F. et al. Porto Maravilha e sua nova centralidade: as contribuições do mobiliário urbano e da arte pública para a ressignificação da área. Oculum Ensaios, v. 17, e204321, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v17e2020a4321 .

DE SOUZA OLIVEIRA, Aline. Boulevard olímpico: El graffiti como práctica cultural de la ciudad. Anales de Investigación en Arquitectura, n. 8, p. 83-104, 2018.

DEUTSCHE, Rosalyn; RYAN, Cara Gendel. The Fine Art of Gentrification. October, v. 31, p. 91-111, inverno 1984.

GUERRERO, David. Deep-sea hinterlands: Some empirical evidence of the spatial impact of containerization. Journal of Transport Geography, n. 35, p. 84-94. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jtrangeo.2014.01.010.hal-00952811 .

GUIMARÃES, Renata Sampaio. A utopia da Pequena África. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2014.

HEINICH, Nathalie. The Glory of van Gogh. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1996.

JANIS, Sidney. Post-Graffiti (texto de apresentação de catálogo, Sidney Janis Gallery, 27,7 x 21,3 cm, 20 p., p&b, ilust.), Nova York, 1983. Disponível em: https://www.yvesstohr.com/ products/post-graffiti-sidney-janis-gallery-nyc-1983?variant=277815444 .

KOBRA, Eduardo. Website oficial. Disponível em: https://www.eduardokobra.com/ projeto/26/etnias .

LEY, David. Artists, Aestheticisation and the Field of Gentrification. Urban Studies, v. 40, n. 12, p. 2527–2544, 2003.

MARCHE, Guillaume. Expressivism and Resistance: Graffiti as an Infrapolitical Form of Protest against the War on Terror. Revue française d’études américaines, n. 131, p. 78-96, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.3917/rfea.131.0078 .

MARCHART, Oliver. Conflictual Aesthetics - Artistic Activism and the Public Sphere. Berlim: Sternberg Press, 2019.

MCAULIFFE, Cameron. Graffiti or Street Art? Negotiating the moral geographies of the creative city. Journal of Urban Affairs, v. 34, n. 2, p. 189-206, 2012.

MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1995.

OCKMAN, Joan. New Politics of the Spectacle: “Bilbao” and the Global Imagination. In: LASANSKY, Medina; McLAREN, Brian (Eds.). Architecture and Tourism: Perception, Performance and Place. Oxford: Berg, 2004, p. 227-240.

OLIVEIRA, Luiz Sérgio de. A docilização da arte pública: pós-graffiti e gentrificação na Zona Portuária do Rio de Janeiro. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 13, n. 28, p. 137-159, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/45483 .

PLAZA, Beatriz. Evaluating the influence of a large cultural artifact in the attraction of tourism: the Guggenheim Museum Bilbao case. Urban Affairs Review, v. 36, n. 2, p. 264-274, 2000.

RICH, Meghan Ashlin. ‘Artists are a tool for gentrification’: maintaining artists and creative production in arts districts. International Journal of Cultural Policy, v. 25, n. 6, p. 727-742, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1080/10286632.2017.1372754 .

RODRIGUES, Matheus. Após 3 anos da Rio 2016, Vila dos Atletas vendeu menos de 15% dos apartamentos construídos. G1 Rio, 12/8/2019. Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2019/08/12/apos-3-anos-da-rio-2016-vila-dos-atletas-vendeu-menos-de-15percent-dos-apartamentos-construidos.ghtml .

SACCO, Pier Luigi; TARTARI, Maria; FERILLI, Guido; BLESSI, Giorgio Tavano. Gentrification as space domestication. The High Line Art case. Urban Geography, v. 40, n. 4, p. 529-554, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1080/02723638.2018.1502515

SANTOS, Marilane Abreu. A inserção da arte nas revitalizações urbanas. Revista Poiésis, v. 19, n. 31, p. 81-98, 2018.

SCHACTER, Rafael. Graffiti and street art as ornament. In: ROSS, Jeffrey Ian (Ed.). Routledge Handbook of Graffiti and Street Art. Nova York: Routledge. 2016, p. 141-157.

SCHACTER, Rafael. Street art is a period, PERIOD - Or, classificatory confusion and intermural art. In: AVRAMIDIS, Konstantinos; TSILIMPOUNIDI, Myrto (Eds.). Graffiti and Street Art - Reading, Writing and Representing the City. Nova York: Routledge, 2017, p. 103-118.

SHKUDA, Aaron. The Lofts of Soho: Gentrification, Art, and Industry in New York, 1950-1980. Chicago: The University of Chicago Press, 2016.

SIDNEY JANIS GALLERY. Post-Graffiti (catálogo de exposição, 27,7 x 21,3 cm, 20 p., p&b, ilust.), Nova York, 1983. Disponível em: https://www.yvesstohr.com/products/post-graffiti-sidney-janis-gallery-nyc-1983?variant=277815444 .

SODRÉ, João Gabriel Rabello. Espaços subalternos e imaginários diaspóricos no Cais do Valongo. In: PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo; CATARINO, Elisângela Maura; OLIVEIRA, Pedro Márcio Pinto (Orgs.). Antropologia: Visão crítica da realidade sociocultural. Ponta Grossa, PR: Atena, 2021, p. 44-72.

TERRA, Carlos. O Experimentado e o Imaginado: os registros culturais manifestados na paisagem. Anais do XXXVII Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte: História da Arte em Transe, Salvador, 2017, p. 275-282.

THE ART STORY. The Sidney Janis Gallery. Summary of the Sidney Janis Gallery, s/d. Disponível em: https://www.theartstory.org/gallery-janis-sidney.htm .

TOMMARCH, Enrico. European Port Cities and Urban Regeneration. Londres: Routledge, 2023.

TUNALI, Tijen. Street Art between Business and Resistance. Journal of Urban Cultural Studies, v. 7, n. 2-3, p. 187-198, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1386/ jucs_00025_1.

VALVERDE, Rodrigo Ramos Hospodar Felippe. A Fantástica Fábrica de Chocolates: oportunidades e desafios de uma indústria cultural na antiga fábrica Bhering, Rio de Janeiro. Boletim Campineiro de Geografia, v. 7, n. 1, p. 23-45, 2017.

VICARIO, Lorenzo; MARTÍNEZ MONJE, P. Manuel. Another “Guggenheim effect”? The generation of a potentially gentrifiable neighbourhood in Bilbao. Urban Studies, v. 40, n. 12, p. 2383-2400, 2003.

ZAIMAKIS, Yiannis; OIKONOMAKIS, Leonidas. Walls of Resistance in Critical Times: A Reflection on Political Graffiti and Visual Protest in Southern Europe and Latin America. In: CAMPOS, Ricardo; PAVONI, Andrea; ZAIMAKIS, Yiannis (Eds.). Political Graffiti in Critical Times: The Aesthetics of Street Politics. Nova York: Berghahn Books, 2021, p. 74-101.

ZUKIN, Shanon. Loft Living: Culture and Capital in Urban Change. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 1982.

ZUKIN, Shanon. The Cultures of Cities. Cambridge, Massachusetts: Blackwell, 1995.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista Visuais

Downloads

Não há dados estatísticos.