Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Obrigatório informar o ORCID Id. Para o acesso e criação acessar o site: https://orcid.org

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Revista Visuais é uma publicação semestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Estadual de Campinas, de acesso livre e tem como objetivo promover o debate em torno da produção e do pensamento crítico das artes visuais.

Os trabalhos submetidos à publicação na Revista Visuais são avaliados por um corpo de revisores independentes através do sistema duplo-cego (double-blind review), o que significa que a(s) identidades do(s) autor(es) não são reveladas aos revisores, e vice-versa, ao longo de todo o processo de revisão.

Revista Visuais não aplica a cobrança de qualquer taxa de submissão, de publicação ou de outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico voltado à comunidade científica brasileira e internacional.

Os Editores assumem que a submissão do trabalho à publicação na Revista Visuais indica seu ineditismo, ou seja, que o mesmo ainda não tenha sido publicado em qualquer outra revista de língua portuguesa ou espanhola (se for o caso).

Formatação geral do artigo
Os trabalhos devem ser inéditos no Brasil, escritos em português ou em espanhol com uma extensão de 4.000 a 8.000 palavras (incluindo Notas e Referências). Devem ser encaminhados em arquivos Word 97-2003 ou superior (fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5).

As imagens (em número que pode variar de 3 a 5) devem ser inseridas no corpo do texto, no exato ponto de interesse do(a) autor(a), além de ser encaminhado em separado em arquivo tiff ou jpeg com resolução mínima de 150 a 300 dpi.

Folha de Rosto
Todas os artigos submetidos devem incluir uma folha de rosto com as informações de cada um dos autores, contendo: nome, titulação, vínculo institucional e situação acadêmica (se for o caso), endereço institucional, telefone institucional, e endereço de e-mail.

Formatação da página
O texto do artigo deve ser produzido em página com formato A4, margem de 2,5 cm nos quatro lados da página.

Título
O título deve conter o máximo de 15 (quinze) palavras e deve ser escrito em português, inglês e espanhol (na ordem)

Resumo
Antes do início do desenvolvimento do texto, o(s) autor(es) deve(m) incluir um resumo com 600 a 700 caracteres (espaços já incluídos), redigido de forma clara e precisa, e que seja consistente com as questões tratadas no desenvolvimento do artigo. O resumo deve ser escrito em português, inglês e espanhol (na ordem).

Palavras-chave
Logo abaixo de cada versão do resumo, devem ser incluídas as palavras-chave, em número que pode variar entre 3 e 5 (de três a cinco), em português, inglês e espanhol (na ordem).

Corpo do texto
Todas as páginas devem ser numeradas e o texto deve conter: Título, Resumo, Abstract (em inglês), o texto propriamente dito, Notas e Referências. As legendas das imagens, se houver, devem ser incluídas após as Referências. O corpo do texto deve ser justificado, sem qualquer recuo para indicação de parágrafo.

Espaçamento
O artigo deve ter entrelinhas de 1,5, com outro espaçamento de entrelinhas de 1,5 entre os parágrafos. Nas referências, deve ser incluído um espaçamento de entrelinhas de 1,5 entre as referências, de maneira a evitar erros editoriais.

Fontes
Para o corpo do texto, usar Times ou Times New Roman, corpo 12. Nos títulos, usar Times ou Times New Roman, corpo 14, negrito, com apenas as iniciais em maiúsculas, enquanto para os subtítulos usar Times ou Times New Roman, corpo 12, negrito, com as iniciais em maiúsculas.

Palavras em língua estrangeira
Todos os artigos submetidos à Revista Visuais devem estar escritos em português ou em espanhol. Ao usar palavras em língua estrangeira, é necessário que as mesmas estejam em itálico.

Regras Ortográficas 
Os Editores assumem que todos os artigos submetidos à publicação na Revista Visuais tenham sido revisados quanto às regras ortográficas da língua portuguesa ou da língua espanhola, quando for o caso, sob responsabilidade de seus respectivos autores.

Citações
Os artigos submetidos à Revista Visuais devem fazer referências às citações entre parênteses dentro do corpo do texto, logo após a própria citação. Em concordância com as normas estabelecidas pela ABNT (NBR 10520), as citações empregarão o sistema de chamada autor-data, no qual o sobrenome do autor deve aparecer em letras maiúsculas e minúsculas quando dentro do fluxo do texto; e, quando destacado entre parênteses, deve aparecer em letras maiúsculas, seguido de vírgula e ano de publicação, outra vírgula e número da página do texto citado.

Exemplos:
A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982). 

“Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia”. (DERRIDA, 1967, p. 293) 

Para as citações longas (com mais de três linhas), usar a mesma formatação do corpo do texto (fonte e entrelinhas), incluindo apenas um recuo diferente do resto do texto. Neste caso, usar recuo de 4 cm desde a borda esquerda da página.

Notas de final de texto
As notas de final de texto devem ser utilizadas para observações substantivas, mas não para o propósito de referência às fontes citadas. As notas de final de texto devem aparecer separadas do corpo do texto do artigo, imediatamente posterior às referências (bibliográficas).

Observação: A Revista Visuais não faz uso de notas de rodapé e seu emprego implicará na devolução do texto para revisão pelo(a) autor(a).

Imagens
Devem ser inseridas no corpo do texto no ponto desejado pelo(a) autor(a). As imagens devem ter as seguintes características:

  • arquivo tiff ou jpeg
  • resolução: entre 150 e 300 dpi
  • número máximo de imagens: 6 

Legendas das imagens
As informações a respeito das imagens devem aparecer em formato centralizado, fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples, logo abaixo de cada imagem no texto, contendo os seguintes dados: nome do autor da obra representada na imagem, título da obra (em itálico), ano de realização, técnica utilizada pelo(a) artista, dimensões (se for o caso) e fonte da imagem.

Referências
Ao final do texto, logo após as notas (se houver), deve ser incluída a seção intitulada Referências, com a lista completa das referências citadas no desenvolvimento do texto.

Formatação das Referências
Revista Visuais recomenda que seja empregado o nome completo do(s) autor(es), sem o recurso de apenas as iniciais do primeiro nome. Um espaço de entrelinhas de 1,5 deve ser empregado entre cada referência, de maneira a evitar qualquer dúvida ou dificuldade no processo de editoração.

Livros
De acordo com as normas da ABNT (NBR 6023), os elementos essenciais das referências de livros são: autor(es), título, local, editora e data de publicação.

Neste caso, a referência começa pelo sobrenome do autor em maiúsculas, seguido do primeiro nome e nomes do meio (se houver) em maiúsculas e minúsculas; título em itálico; cidade; editora; e ano de publicação:

Exemplo:
GOMES, Laura Graziela Figueiredo Fernandes. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998. 

Periódicos
Seguindo as normas da ABNT, os elementos essenciais para referências de periódicos são: autor(es), título do artigo, título da publicação (em itálico), local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou número, paginação inicial e final, mês (se houver) e ano da publicação.

Exemplo:
BISHOP, Claire. The Social Turn: Collaboration and its Discontents. Artforum, Nova York, v. 44, n. 6, p. 178-183, fev. 2006.

Livros ou periódicos em meio eletrônico
As referências devem obedecer aos padrões indicados para livros e artigos em periódicos, com o acréscimo das informações correspondentes à descrição do meio eletrônico (disquetes, CD-ROM, online etc.).

Quando se tratar de obras consultadas online:
ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm>. Acesso em: 10 jan. 2002.

SILVA, Mauro Marcelo de Lima. Crimes da era digital. .Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: <http://www.brazilnet.com.br/contexts/brazil_revistas.htm>. Acesso em: 28 nov. 1998.

Quando se tratar de obras consultadas que tenham outro formato eletrônico, CD-Rom como exemplo:
VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

Para outras situações referentes às Referências, recorrer à NBR 6023 (ABNT).

Informação Final
As instruções para elaboração e submissão dos artigos devem ser cuidadosamente consideradas de maneira a evitar sua devolução aos autores.

Declaração de Direito Autoral

Autores(as) que publicam na Revista Visuais concordam com os seguintes termos:

  1. Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
  2. Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada na Revista Visuais (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Os(as) autores(as) têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)

Editorial

Política padrão de seção

Artigos

Política padrão de seção

Dossiê

Política padrão de seção

Tradução

Política padrão de seção

Portfólio

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.