Mobilidade noturna no cinema brasileiro contemporâneo

espectralidades na cidade 24-horas

Autores

  • Sara Brandellero Universidade de Leiden

DOI:

https://doi.org/10.20396/visuais.v7i2.15919

Palavras-chave:

Estudos da noite, Road movies, Mobilidade

Resumo

Este artigo discute o filme Breve miragem de sol (Rocha, 2019) dentro do emergente campo teórico dos ‘estudos da noite’ (Kyba et al 2020), campo transdiciplinar voltado para aspectos da experiência humana muitas vezes negligenciados pela atenção preponderantemente dirigida à existência diurna. O ponto de partida é o conceito da noite como ‘fronteira’ (Melbin, 1978), que problematiza a comercialização e colonização do tempo-espaço da noite, e o conceito de espectralidade no contexto do cotidiano (Blanco & Peeren, 2010), para discutir a representação de Paulo (Fabrício Boliveira), taxista noturno que, enquanto a cidade ‘dorme’, nos desvenda o lado invisível da cidade 24-horas.

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Publicado

2021-12-16

Como Citar

BRANDELLERO, S. Mobilidade noturna no cinema brasileiro contemporâneo : espectralidades na cidade 24-horas. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 7, n. 2, p. 91–107, 2021. DOI: 10.20396/visuais.v7i2.15919. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/15919. Acesso em: 26 nov. 2022.