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O uso dos objetos e o desuso poético da artista Selma Parreira
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Palavras-chave

Exposição Desuso
Performance cultural goiana
Memória
Estética
Política.

Como Citar

VELOSO, Sainy Coelho Borges. O uso dos objetos e o desuso poético da artista Selma Parreira. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 3, n. 1, p. 51–66, 2017. DOI: 10.20396/visuais.v3i4.12191. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12191. Acesso em: 15 jul. 2024.

Resumo

O artigo sistematiza o percurso poético da artista goiana Selma Parreira, a partir da exposição Desuso (2016), desdobramento de seu projeto Machina: memória e poética do espaço e objetos (2015). Por meio de signos picturais, a artista recorre às memórias de infância, contempla o espaço maquínico – um galpão de uma arrozeira em Anápolis, GO –, espólio de sua família, para aprofundar a investigação em poéticas visuais. Neles se entrecruzam memória, história, tempo/espaço/lugar, estética, performance cultural goiana e política. Para tanto, faço um enfoque interdisciplinar apoiado em Jacques Rancière (2009), Walter Benjamin (1996), Michel de Certeau (1994), Michael Serres (1998), Charles Baudelaire (1996), Henri Bergson (1999), Jacques Lacan (1998), entre outros, narrativa oral (2016) da artista e texto escrito de Nei Clara de Lima (2016).

https://doi.org/10.20396/visuais.v3i4.12191
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Referências

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