Banner Portal
O uso dos objetos e o desuso poético da artista Selma Parreira
PDF

Palavras-chave

Exposição Desuso
Performance cultural goiana
Memória
Estética
Política.

Como Citar

VELOSO, Sainy Coelho Borges. O uso dos objetos e o desuso poético da artista Selma Parreira. Revista Visuais, Campinas, SP, v. 3, n. 4, p. 51–66, 2017. DOI: 10.20396/visuais.v3i4.12191. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/visuais/article/view/12191. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo sistematiza o percurso poético da artista goiana Selma Parreira, a partir da exposição Desuso (2016), desdobramento de seu projeto Machina: memória e poética do espaço e objetos (2015). Por meio de signos picturais, a artista recorre às memórias de infância, contempla o espaço maquínico – um galpão de uma arrozeira em Anápolis, GO –, espólio de sua família, para aprofundar a investigação em poéticas visuais. Neles se entrecruzam memória, história, tempo/espaço/lugar, estética, performance cultural goiana e política. Para tanto, faço um enfoque interdisciplinar apoiado em Jacques Rancière (2009), Walter Benjamin (1996), Michel de Certeau (1994), Michael Serres (1998), Charles Baudelaire (1996), Henri Bergson (1999), Jacques Lacan (1998), entre outros, narrativa oral (2016) da artista e texto escrito de Nei Clara de Lima (2016).

https://doi.org/10.20396/visuais.v3i4.12191
PDF

Referências

AVERGURG, André. Abertura e integração comercial brasileira na década de 90. 1999. In: BNDES. Disponível em: http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/export/sites/default/bndes_pt/Galerias/Arquivos/conhecimento/livro/eco90_02.pdf. Acesso em: 17 mar. 2016.

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. I. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: I. Artes de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

CHAUI, Marilena S. Os trabalhos da memória: introdução. In: BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.

FOUCAULT, Michel. De outros espaços. Trad. Pedro Moura. Conferência proferida por Michel Foucault no Cercle d'Études Architecturales, em 14 de março de 1967 (publicado igualmente em Architecture, Movement, Continuité, 5, 1984). Disponível em: http://www.virose.pt/vector/periferia/foucault_pt.html. Acesso em: 30 mar. 2015.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Revista Pós, Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 204-219, nov. 2012.

LACAN, Jacques Marie-Emilie. Escritos. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.

LIMA, Nei Clara de. Exposição Desuso da artista plástica Selma Parreira. Texto enviado por e-mail, em 11 abr. 2016.

PARREIRA, Selma. Rodrigues. Entrevista oral concedida a Sainy C. B. Veloso. Goiânia, 2 fev. 2016.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Trad. Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.

SERRES, Michel. Atlas. Lisboa: Instituto Piaget, 1998.

TURNER, Victor (1969). O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis, RJ: Vozes, 1974.

Downloads

Não há dados estatísticos.