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Educação e democracia
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Palavras-chave

Educação
Democracia
Assembleia Constituinte de 1934
Brasil

Como Citar

ARBOLEYA, Arilda. Educação e democracia: o projeto gaúcho de um Brasil moderno. Tematicas, Campinas, SP, v. 22, n. 43, p. 103–126, 2014. DOI: 10.20396/tematicas.v22i43.11418. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11418. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho pretende analisar o debate em torno da questão educacional no espaço da Assembleia Nacional Constituinte de 1934 enquanto arquétipo do projeto de modernização nacional elaborado pela bancada gaúcha. Retomando a conjuntura sócio-política do período, aquela esfera de reformulação institucional do país se constituiu enquanto uma arena de enfretamento entre os diversos grupos de interesses na defesa de suas agendas, clarificando o movimento pelo qual os ideários grupais se constroem enquanto forças sociais e agem na configuração de um projeto de Nação. Neste sentido, é possível perceber no tratamento documental dos Anais da ANC 34 o esquadro nascente de uma política educacional pautada na ampliação das atribuições do Estado nacional que reverbera no processo de democratização pós-45, demarcando a percepção da educação enquanto arma política e, diretamente vinculada a isso, enquanto fator propulsor do desenvolvimento nacional.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i43.11418
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