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Música em cena
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Palavras-chave

Cultura brasileira
Canção de protesto
Teatro engajado
Mercado cultural

Como Citar

RIBEIRO, Mariângela. Música em cena: a canção popular como forma de resistência política ou sucesso de mercado. Tematicas, Campinas, SP, v. 19, n. 37, p. 183–204, 2011. DOI: 10.20396/tematicas.v19i37/38.13678. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/13678. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A canção de protesto dominou a cena cultural brasileira entre o período que vai do início dos anos 60, com os movimentos por reformas de base, até 1968, quando foi decretado o AI-5. Esteve presente nos Festivais da TV, nas peças de teatro, nas trilhas do cinema. A proposta é observar esse processo a partir da análise da utilização da canção popular nas peças do Grupo Opinião (1964-1965). Por um lado, estudiosos vêem tais espetáculos como continuidade daquele projeto cultural-político do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE no pré-64, o qual buscava no “popular” elementos para a construção de uma nação autêntica e justa. Por outro, o sucesso de público obtido auxiliou na consolidação da relação entre a arte engajada e o mercado, que se queria criticar. A partir das canções que compõem esses espetáculos, buscarei apreender o discurso social dos jovens grupos de esquerda que movimentaram a cena política e cultural durante os anos 60 e as relações entre política e cultura.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v19i37/38.13678
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Referências

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Copyright (c) 2011 Mariângela Ribeiro

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