Banner Portal
Ferreira Gullar
PDF

Palavras-chave

Memória
Literatura
Exílio
Ditadura militar
Modernização

Como Citar

BATISTA, Rosane Pires. Ferreira Gullar: imagens do exílio. Tematicas, Campinas, SP, v. 19, n. 37, p. 143–164, 2011. DOI: 10.20396/tematicas.v19i37/38.13675. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/13675. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O presente artigo realiza uma análise do livro Rabo de Foguete: os anos de exílio, escrito por Ferreira Gullar em 1998, 20 anos após sua experiência no exílio. Por meio da rememoração, o poeta traz a tona uma época na qual a violência era alçada pelo Estado autoritário, e muitos brasileiros pertencentes a diferentes grupos sociais revolucionários viram-se obrigados a rumar para outros países, com o intuito de escaparem das prisões, torturas e mortes. A narrativa construída no livro evidencia a memória traumática do sobrevivente da ditadura militar brasileira e, nas filigranas dessa leitura, surgem lampejos do processo de modernização no Brasil, implantado durante o regime militar.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v19i37/38.13675
PDF

Referências

A’SÁBER, Tales A. M. mimese do humano, crítica da desumanização. In: PENJON, Jacqueline; PASTA JR., José. Littérature et modernisation au Brésil. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, [sd].

ALONSO, Sílvia Leonor. Trauma e fantasia- encontros entre imagens e conceitos: reflexões sobre temporalidade. In: BARTUCCI, Giovanna (Org.). Psicanálise, cinema e estéticas da subjetivação. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

BASTOS, E. Rugai; RIDENTI, Marcelo; ROLLAND, Denis (Orgs.) Intelectuais: sociedade e política, Brasil-França. São Paulo: Cortez, 2003.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura . Obras Escolhidas. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. A imagem de Proust. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. São Paulo: T. A. Queiroz, 1979.

CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

CARUTH, Cathy. Modalidades do despertar traumático. In: NESTROVSKI, A.; SELIGMANN-SILVA, M. Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

GAGNEBIN, Jeanne M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 1994.

GULLAR, Ferreira. Rabo de Foguete: os anos de exílio. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

GULLAR, Ferreira. CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA. São Paulo: Instituto Moreira Salles, set. 1998, n. 6. Semestral.

HABERMAS, Jürgen. Nenhuma normalização do passado. Folha de São Paulo. São Paulo: 18 set. 1987. Folhetim.

MORAES, Vinicius. Nova antologia poética. Seleção e Organização Antonio Cícero e Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

NESTROVSKI, Arthur; SELIGMANN-SILVA, Macio (Orgs.). Catástrofe e representação: ensaios. São Paulo: Escuta, 2000.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira: cultura e indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1994.

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução à era da TV. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2000.

RIDENTI, Marcelo. O fantasma da revolução brasileira. São Paulo: editora da Universidade Estadual Paulista, 1993.

SELIGMANN-SILVA, M. Testemunho e a política da memória: o tempo depois das catástrofes. In: Projeto História, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, nº 30, ”Guerra, império e revolução”, p. 31-78, jun. 2005a.

SELIGMANN-SILVA, M. O local da diferença: ensaios sobre memória, literatura e tradução. São Paulo: Ed. 34, 2005b.

WEBER, Max. A objetividade do conhecimento nas ciências sociais. In: CONH, Gabriel (Org.). Weber. São Paulo: Ática, 1986. (coleção grandes cientistas sociais)

VILLAÇA, Alcides C. de Oliveira. Gullar: a luz e seus avessos. CADERNOS DE LITERATURA BRASILEIRA. Instituto Moreira Salles. São Paulo, n.06, set. 1998. Semestral.

VILLAÇA, Alcides C. de Oliveira. A poesia de Ferreira Gullar. 1984.Tese (Doutorado em Literatura brasileira). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Letras de músicas. Disponível em: http://www.vagalume.com.br. Acesso em: 26 jun. 2007.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2011 Rosane Pires Batista

Downloads

Não há dados estatísticos.