Banner Portal
Ciberarte e pós-humano
PDF

Palavras-chave

Ciberarte
Pós-humano
Transumano
Tecnociência
Bioarte

Como Citar

FRANCO, Edgar. Ciberarte e pós-humano: conexões. Tematicas, Campinas, SP, v. 18, n. 35, p. 117–132, 2010. DOI: 10.20396/tematicas.v18i35/36.13660. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/13660. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

No limiar do século XXI, o neologismo “ciberarte” surge para batizar as formas de arte envolvidas com as novas tecnologias, tentando agregá-las a partir de uma característica comum a todas as suas poéticas: a interatividade. Outro termo popular na atualidade entre filósofos, cientistas sociais e artistas é o “pós-humano”, neologismo que tem como um dos seus significados possíveis a expansão e diluição do corpo e da consciência humana, através do acoplamento crescente com as novas tecnologias (robótica, telemática, nanoengenharia, biogenética). A proposta de muitos artistas parece criar conexões intrínsecas entre ciberarte e pós-humano, e este artigo trata dessas imbricações no contexto da arte contemporânea.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v18i35/36.13660
PDF

Referências

CHARDIN, Pierre Teilhard de. O Fenômeno Humano, São Paulo: Cultrix, 1994.

COUCHOT, Edmond. A Tecnologia na Arte: da Fotografia à Realidade Virtual, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003.

DAVIS, Erik. Inter view by Ruy Christopher for the site www.frontwhelldrive.com , arquivo capturado em 10/01/2004.

DAVIS, Erik. Techgnosis - Myth, Magic and Mysticism in the Age of Information. New York: Harmony Books, 1998.

DOMINGUES, Diana. Criação e Interatividade na Ciberarte, São Paulo: Experimento, 2002.

FELINTO, Erick. A Religião das Máquinas – Ensaios sobre o Imaginário da Cibercultura, Porto Alegre: Sulina, 2005.

HAYLES, Katheryne. How We Became Posthuman, Virtual Bodies in Cybernetics, Literature and Informatics, Chicago: The University of Chicago Press, 1999.

KERCKHOVE, Derrick. “O Senso Comum, Antigo e o Novo”, in Imagem Máquina – A Era das Tecnologias do Virtual (org. André Parente), Rio de Janeiro (Editora 34: Coleção Trans), 1993, p. 56-64.

KURZWEIL, Ray. A Era das Máquinas Espirituais, São Paulo: Aleph, 2007a.

KURZWEIL, Ray. A Medicina da Imortalidade, São Paulo: Aleph, 2007b.

KURZWEIL, Ray. “Ser Humano Versão 2.0”, in Caderno Mais!, Folha de São Paulo, São Paulo, domingo, 23 de março de 2003.

MACIEL, Mario & VENTURELLI, Suzete. “Imagens Pós-humanas: Ciborgues e Robôs”, in Anais do Sigradi (Simpósio de Gráfica Digital - 2004) - Projeto, Desenho Comunicação, 2004, p. 247-248.

MORAVEC, Hans P. Mind Children: The Future of Robot and Human Intelligence, Cambridge: Harvard University Press, 1990.

SANTAELLA, Lucia. Culturas e Artes do Pós-Humano: Da Cultura das Mídias à Cibercultura, São Paulo: Paulus, 2003a.

SANTAELLA, Lucia. ”O Campo Controverso da Bioarte – Arte e Ciência”, in Interatividades – Itaú Cultural, São Paul.

Dispon´ível em: http://www.itaucultural.org.br/interatividades2003/paper/santaella.doc, 2003b.

SANTOS, Jair Ferreira dos. Breve o Pós-Humano: Ensaios Contemporâneos, Curitiba: Francisco Alves & Imprensa Oficial do Paraná, 2002.

SANTOS, Laymert Garcia dos. Politizar as Novas Tecnologias: O Impacto Sócio Técnico da Informação Digital e Genética, São Paulo: Editora 34, 2003.

SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Antropologia do Ciborgue – as vertigens do pós-humano, Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

SOMMERER, Christa & MIGNONNEAU, Laurent. “Life Spacies” – an evolutionary communication and interaction environment at ICC- NTT Museum, Tokyo – Japan, 1997.

VILLAÇA, Nízia. A edição do corpo: tecnociência, artes e moda, Barueri: Estação das Letras, 2007.

VINGE, Vernon. “A Ameaça Concreta”, entrevista concedida a Peter Moon. Disponível em: http://www.terra.com.br/cgiin/index_frame/istoe/1753/ciencia/.1753_especial_refens_tecnologia_01.htm. Acesso em: 07/05/2003.

VITA-MORE, Natasha. Create/Recreate: The 3rd Millennial Culture, Los Angeles:Extropy Institute, 2000.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2010 Edgar Franco

Downloads

Não há dados estatísticos.