Banner Portal
Matrizes discursivas em fontes fotográficas
PDF

Palavras-chave

Discurso homogeneizador
Identidade
Nação

Como Citar

ARRUDA, Lucybeth Camargo de. Matrizes discursivas em fontes fotográficas: uma nação em construção no cotidiano dos postos indígenas do Brasil. Tematicas, Campinas, SP, v. 15, n. 30, p. 141–160, 2007. DOI: 10.20396/tematicas.v15i30.13653. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/13653. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O conjunto das práticas instauradas nos postos indígenas, agências criadas pelo Serviço de Proteção ao Índio (SPI), visava, a médio e longo prazo, o abandono de alguns hábitos e a adoção de outros. Ao menos, era esta a convicção do órgão, de que os corpos dos índios, através de ações contínuas e sistemáticas, se tornariam gradualmente mais harmônicos, submissos e obedientes, em sua concepção civilizadora. Em vários trechos da documentação do SPI, os funcionários discutem o resultado da pacificação dos índios e de todo o processo de transformação do índio em "civilizado", por meio de um conjunto de ações disciplinadoras, que é empregado na prática diária dos postos indígenas e, mais do que isso, como orientação a ser seguida em diversas situações. Para a compreensão desse processo, é preciso considerar que a partir de 1910 - quando o Serviço de Proteção ao Índio é criado -, o Estado brasileiro passa a adotar junto aos índios do Brasil, uma política de integração dos povos indígenas ao projeto de construção nacional. Partindo de uma concepção evolucionista, o projeto era parte de um programa que visava consolidar o país enquanto Estado-Nação. Essa integração, nos moldes de uma construção identitária homogeneizadora, está impressa nas imagens, aqui em análise, do arquivo do Serviço de Proteção aos Índios.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v15i30.13653
PDF

Referências

DIEHL, Astor Antônio. A Cultura Historiográfica Brasileira. Do IHGB aos anos 1930. Passo Fundo, Ediupf. 1998.

CAMPOS, Sandra Maria Christiani de La Torre Lacerda.. O Olhar Antropológico: O índio brasileiro sob a visão de Harald Schultz. São Paulo, 1996. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais – Antropologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CORRÊA, Mariza. As Ilusões da Liberdade. Bragança Paulista: EDUSF. 1998.

COSTA, Sérgio. Diferença e Performance: a crítica pós-estruturalista ao multiculturalismo. Congresso ALACIP. Campinas, setembro. 2006.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Org. e trad. Robert Machado. RJ: Graal. 1979.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir – Nascimento da Prisão. Petrópolis: Editora Vozes. 20ª edição. 1999.

GALLOIS, Dominique Tilkin. Sociedades Indígenas e Desenvolvimento: Discursos e Práticas, para Pensar a Tolerância. In: GRUPIONI, L. D. B., VIDAL, R. F. (Orgs.). Povos Indígenas e Tolerância: Construindo Práticas de Respeito e Solidariedade. Edusp. São Paulo. 2001.

GEERTZ, Clifford. Os Usos da Diversidade. Revista Horizontes Antropológicos, n.10:13-34. 1999.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. DP&A editora. 10ª ed. Rio de Janeiro. 2005.

LENHARO, Alcir. Colonização e Trabalho no Brasil: Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste. Os anos 30. 2ª Ed. Editora da Unicamp, Campinas. 1986.

LIMA, Antonio C. de S. Um Grande Cerco de Paz, Poder de Tutela, Indianidade e formação do estado no Brasil. Ed. Vozes, 1995.

LIMA, Antonio C. de S. O Indigenismo no Brasil: migração e reapropriação de um saber administrativo. In: L’ESTOILE, B., NEIBURG, F. e SIGAUD, L. (Orgs.). Antropologia, Impérios e Estados Nacionais. Rio de Janeiro: Relume Dumará: FAPERJ. 2002.

MENDONZA, Carlos Alberto Casas. Nos Olhos do outro: nacionalismo, agências indígenas, educação e desenvolvimento, Brasil-México (1940 – 1970). Campinas, 2005.Tese (Doutorado em Ciências Sociais, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp).

MIGUEL, Cerutti Maria Lúcia. A Fotografia como Documento. Uma instigação à Leitura. Acervo - Revista do Arquivo Nacional. Vol. 6. n. 12. Jan/Dez. 121-132. 1993.

NOVAES, Sylvia Caiuby. O Uso da Imagem na Antropologia. In: SAMAIN. O Fotográfico. São Paulo: Hucitec. 113-119. 1998.

OLIVEIRA Fº, João Pacheco. Ensaios em antropologia histórica. Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 1999.

RIBEIRO, Darcy. Os Índios e a Civilização. 2ª Edição. Petrópolis, Vozes. 1977.

SAMAIN, Etienne. Um retorno à Câmara Clara: Roland Barthes e a Antropologia Visual. In: O Fotográfico. SAMAIN, E. (Org.). São Paulo: Hucitec. 121-134. 1998.

WOLF, Francis. Quem é Bárbaro?. In: NOVAES, F. (Org.). Civilização e Barbárie. São Paulo. Companhia das Letras. 2004

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Lucybeth Camargo de Arruda

Downloads

Não há dados estatísticos.