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Na contracorrente do naturalismo
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Palavras-chave

Educação
Paradigma biológico
Modernização

Como Citar

BOTELHO, André. Na contracorrente do naturalismo: relações sociais na interpretação do Brasil de Manoel Bomfim. Tematicas, Campinas, SP, v. 11, n. 21, p. 75–100, 2003. DOI: 10.20396/tematicas.v11i21/22.13526. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/13526. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O artigo objetiva expor a matéria da reflexão de Manoel Bomfim e definir uma das suas linhas fundamentais de desenvolvimento. Na pesquisa do conjunto da sua obra procuramos explorar os elementos que configurariam a construção da sua problemática, isto é, as formas pelas quais Bomfim selecionou, formulou e resolveu aquilo que tomou como seu “problema”. Apresentamos, nesse sentido, a problemática da “educação como redenção nacional” em torno da qual se organizam a reflexão, a obra e a própria atuação políticointelectual de Manoel Bomfim no contexto social da Primeira República. Esta ênfase na educação teria permitido ao autor afastar-se do “paradigma” biológico dominante na época para realizar uma reflexão de caráter histórico-cultural relativamente pioneira sobre as possibilidades de remissão do “atraso brasileiro” e assim da própria inserção do país no progresso da “modernidade” burguesa através da educação.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v11i21/22.13526
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