Banner Portal
Etnoficcção e subjetividade
PDF

Palavras-chave

Etnoficção
Antropologia compartilhada
Filme etnográfico

Como Citar

LOPES, Andréia Aparecida Ferreira. Etnoficcção e subjetividade: pensando em termos de antropologia compartilhada. Tematicas, Campinas, SP, v. 16, n. 31, p. 273–289, 2008. DOI: 10.20396/tematicas.v16i31/32.12445. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/12445. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

A etnoficcção enquanto um estilo próprio no universo da produção dos filmes etnográficos é explorada aqui como o resultado do encontro etnográfico, e, como tal, capaz de contribuir para a reflexão acerca do caráter subjetivo inerente ao processo de sua construção. Considerar a contribuição da etnoficção enquanto modo de representação implica reconhecer o modo específico que a relação entre antropólogo e atores-sujeitos da pesquisa toma no processo de criação. Através da análise fílmica, que caracteriza a estrutura do texto que se segue, a idéia é estabelecer relações com a posição de autoridade do antropólogo diante de seus pesquisados. Para isso, estabeleço um exercício comparativo entre algumas cenas de duas etnoficções — La Pyramide Humaine, de Jean Rouch (1961), e Transfiction, de Johannes Sjóberg (2007) — para problematizar o caráter reflexivo, improvisado e compartilhado da relação que então se estabelece no processo criativo.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v16i31/32.12445
PDF

Referências

GRIMSHAW, A. The anthropological cinema of Jean Rouch In: The etbnographer eye. Cambridge: Cambridge Unive rsity Press, 2001, p.90- 120.

LOIZOS, Peter. Challenging documentation-realism: the carly experiments by Jean-Rouch. In: Peter Loizos. Inuovation in etbnographic film. Chicago: University of Chicago Press, 1993, p.45-66.

MACDOUGALL, David. Introduction: Meaning and being. In: The corporeal image. Princeton: Princeton University Press, 2006, p.1-9.

ROUCH, Jean. The câmera and man. In: Paul Hockings. Principles of vismal anthropology. Berlin; New York, 1995, p.79-98.

SJÓBERG, Johannes. The ctnofiction in theory and practice. Part 1. NAEA Network, w.13.3a, p. 1-10, ago.2006a.

SJÓBERG, Johannes. The etnofiction in theory and practice, part 2. NAEA4 Network, v13.4a, p. 1-13, dez.2006b.

SZTUTMAN, Renato. Jean Rouch: um antropólogo-cincasta. In: Silvia Caiuby Novaes et al. (Orgs.). Escrituras da imagem. São Paulo: Edusp; Fapesp, 2004, p.49-62.

SZTUTMAN, Renato. Jean-Rouch c o cinema como subersão de fronteiras. In: Sexta Feira. Antropologia artes humanidades. São Paulo: Pletora, n.1, p. 23-30, 1997.

SZTUTMAN, Renato e SCHULER, Evelyn. À louca maestria de Jean Rouch (Entrevista). In: Sexta Feira. Antropologia artes humanidades. São Paulo: Pletora, n.1, p. 12-22, 1997.

YAKIR, Dan e ROUCH, Jean. “Ciné-transe”: the vision of Jean Rouch: an interview. Fily Quarterly, v.31, 0.3, p. 2-11, 1978.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Andréia Aparecida Ferreira Lopes

Downloads

Não há dados estatísticos.