Banner Portal
Arte, gênero e identidade cultural
PDF

Palavras-chave

Arte inuit
Representações da identidade
Arte e gênero
Exposições

Como Citar

GOLDSTEIN, Ilana Seltzer. Arte, gênero e identidade cultural: reflexões a partir de uma mostra Inuit em São Paulo. Tematicas, Campinas, SP, v. 16, n. 31, p. 119–149, 2008. DOI: 10.20396/tematicas.v16i31/32.12439. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/12439. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

“Isumavut” foi o nome de uma exposição itinerante de arte contemporânca Inuit que circulou por algumas capitais brasileiras, em 2007 e 2008, apresentando ao público uma centena de gravuras, esculturas, pinturas e desenhos pertencentes ao Museu da Civilização do Canadá. Os trabalhos expostos retratavam a vida quotidiana, os mitos, as paisagens e as tradições ancestrais dos Iuuit, do ponto de vista de nove mulheres nativas. Tomando esse caso concreto como ponto de partida, o presente artigo proporá dois cixos de reflexão gerais sobre as artes contemporâneas autóctones: 1) à ênfase no passado e na tradição, em detrimento da mudança e da situação atual das populações; 2) a presença do gêncro enquanto recorte relevante para seu estudo. Além da exposição “Isumavut”, são apresentados três outros casos descritos pela literatura antropológica, que permitem estabelecer interconexões entre arte, identidade e gênero: a cerâmica Kariri-Xocó (Brasil), a arte Mangbetn (África) e os grafismos Bamana (África).

https://doi.org/10.20396/tematicas.v16i31/32.12439
PDF

Referências

ALMEIDA, L. S. As ceramistas indígenas do São Francisco. Estudos Avançados vol. 17, no. 49, set/dez 2003, p. 255-270.

APPIAH, K. A. Na casa do men pai: a África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Editora Contraponto, 1997.

ARAÚJO, I. Elementos da Arte Popular. Natal: Editora da UFRN, 2000.

BARBOSA, A. & CUNHA, E. C. Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

BERLO, J. C. Identities in Inuit Graphic Arts. In: PHILLIPS, R, e STEINER, C. Unpacking enltnre. Art and commodity in colonial and post-colonial worlds. Berkeley c Los Angeles: University of California Press, 1999. p. 178-193.

BRETT-SMITH, S. The Knowledge of women. In: WESTERMANN, M. (Org.) Anthropologies of art. Nexy Haven e Londres: Yale University Press, 2005, p. 143-163.

COSTA, C.L. O Leito de Procusto: gênero, linguagem e as teorias feministas. Cadernos Paga, Campinas v. 2, p. 141-174, 1994.

DALLENBACH, L. Le Récit spéculaire:essai sur la mise en abyme. Paris: Seuil, 1977.

GELL, A. Art and agency. An antbropological theory. Oxford: Clarendon Press, 1998.

GELL, A. Vogel's Net. Traps as artworks and artworks as traps. In: MORPHY et al (Orgs.). The Anthropology of art. A reader: Cornell: Blackxvell Publishing, 2006, p.219-241.

GRABURN, N. Arts of the Forth World. In: MORPHY et al (Orgs.). The Anthropology of Art of. A Reader. Oxford: Blackwell Publishing, 2006, p. 412-430.

HAGAMAN,S. Feminist Inquiry in Art History, Art Criticism, and Aesthetics: An Overview for Art Education. Studies in Art Edication, Nol. 32, No. 1, 1990, p.27-35.

LOPONTE, L. G. Género, artes vistais e docência. Paperapresentado no Seminário internacional Fazendo Gênero — 7”, realizado na UFSC, em agosto de 2006. Disponível em: http://www fazendogenero7 ufsc.br/artigos/L/Luciana Gruppelli Loponte 33.pdf. Acesso em 20/01/2008.

LIMA, R.. Artesanato de tradição: cinco pontos em discussão. In: SAMPAIO, H. (Org.). Olhares itinerantes. Reflexões sobre artesanato e consumo da tradição. São Paulo: Central Artesol, 2004.

MATA, V.L. C. A semente da terra: identidade e conquista territorial por mm grupo indígena integrado. Tese de Doutoramento em Antropologia Social. Rio de Janeiro: Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1989.

MATOS, S. M. Artefatos de gênero na arte do barro: masculinidades e feminilidades. Estudos Feministas, 2001, vol.9, no.1, p.56-80.

MITCHELL, M. Social, economic and political transformation among Canadian Inuit from 1950-1988. In: MASTER, G. (Org.). In the shadow of the sum: perspectives on contemporary native art. Quebec: Canadian Museum of Civilization, 1993, p. 333-356.

NOCHLIN, L. Women, art, and power and other essays. Colorado: Westview, 1989, 301p.

RONY, ET. The third eye. Race, cinema and etbnographic spectacte. Durham e Londres: Duke University Press, 1996, 328p.

ROTHMAN, W. Documentary Film Classics. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.

SCHILDKROUT, E. Gender and sexuality in Mangbetu art In: PHILLIPS, R. & STEINER, €. (Orgs.). Unpacking culture. Art and commodity in colonial and postcolonial worlds. Berkeley, Los Angeles, Londres: University of California Press, 1999, p. 197-213.

SIMIONI, A. P C. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais vol. 17 no. 50, Out. 2002, p.143-15.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2008 Ilana Seltzer Goldstein

Downloads

Não há dados estatísticos.