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Pensando as organizações não-governamentais no Brasil a partir da teoria da ação comunicativa de Habermas
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Palavras-chave

Democratização
Organizações não-governamentais
Sociedade civil
Teoria da ação comunicativa

Como Citar

TEIXEIRA, Ana Claudia Chaves. Pensando as organizações não-governamentais no Brasil a partir da teoria da ação comunicativa de Habermas. Tematicas, Campinas, SP, v. 4, n. 8, p. 167–183, 1996. DOI: 10.20396/tematicas.v4i8.12418. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/12418. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

Este artigo é uma tentativa preliminar de aplicar a Teoria da Ação Comunicativa, apresentada por Júrgen Habermas, para a compreensão de um fenômeno recente no cenário político brasileiro, qual seja, a multiplicação e a visibilidade adquiridas pelas Organizações Não-Governamentais. Neste trabalho, são discutidos alguns conceitos importantes dentro da teoria de Habermas e as apropriações críticas dessa teoria, feitas por Andrew Arato, Jean Cohen e Leonardo Avritzer, ao desenvolverem o conceito de sociedade civil e ao estudarem os processos de democratização na América Latina e na Europa do Leste. Com base nestes autores, são apresentadas, ao final do texto, algumas hipóteses sobre o tipo de atuação e a importância dessas organizações nos dias de hoje.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v4i8.12418
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Copyright (c) 1996 Ana Claudia Chaves Teixeira

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