Banner Portal
Desenvolvimentismo e ambientalismo no litoral Sudeste
PDF

Palavras-chave

Movimento Social
Ecologia
Ambientalismo
Natureza
Cultura
Conservação
Desenvolvimento

Como Citar

QUEIROZ, Ruben Caixeta de. Desenvolvimentismo e ambientalismo no litoral Sudeste: o movimento político e das idéias entre ecologistas e moradores tradicionais. Tematicas, Campinas, SP, v. 4, n. 7, 1996. DOI: 10.20396/tematicas.v4i7.12407. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/12407. Acesso em: 5 jul. 2024.

Resumo

Este artigo procura mapcar o surgimento e a dinâmica dos principais atores do movimento ecolópico no estado de São Paulo. Através de uma síntese deste processo, com base em dois estudos de caso (Trindade no litoral sul do Rio de Janeiro e Juréia no litoral sul de São Paulo), analiso as alianças e conflitos deste movimento com o Estado e as populações tradicionais (pescadores, coletores e pequenos agricultores).

https://doi.org/10.20396/tematicas.v4i7.12407
PDF

Referências

ANDRADA E SILVA, Y. M. F. Trindade: sobrevivência e expropriação. São Paulo, 1979. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - PUC/SP.

ANTUNIASSI, M. H. et alli: O Movimento Ambientalista em São Paulo: análise sociológica de um movimento social urbano. CERU, São Paulo, FFLCH/USP, nº 2, 1989.

CAIXETA DE QUEIROZ, R. Atores e Reatores na Juréia: idéia e práticas do ecologismo. Campinas, 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp.

LHOTTE, C. Trindade para os Trindadeiros. Campinas, 1982. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp.

PAOLIELLO, R. Conflitos Fundiários na Baixada do Ribeira: a posse como direito e a estratégia de apropriação Campinas, 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp.

SÃO PAULO (Estado). Governo do Estado de São Paulo. .4 Batalha do Meio Ambiente no Governo Montoro, 1987.

ZHOURI, À. Discursos Verdes: as práticas da ecologia (um estudo antropológico da participação dos ecologistas paulistas nas eleições de 1986). Campinas, 1992. Dissertação (Mestrado em Antropologia) — Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Unicamp.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 1996 Ruben Caixeta de Queiroz

Downloads

Não há dados estatísticos.