Banner Portal
O parlamento dos invisíveis
PDF

Palavras-chave

Parlamento
Invisíveis
Vozes
Democracia

Como Citar

DANTAS, Renan; ESTEVANATO, Bárbara. O parlamento dos invisíveis. Tematicas, Campinas, SP, v. 27, n. 54, p. 139–148, 2019. DOI: 10.20396/tematicas.v27i54.12353. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/12353. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

No decorrer da história é possível observar que diversas desigualdades se estabeleceram nas condições linguísticas, levando boa parte dos indivíduos ao confinamento da fala, sendo silenciados nos assuntos referentes à organização da vida social, política e econômica. Partindo desta perspectiva, o ensaio de Pierre Rosanvallon, O Parlamento dos invisíveis, que expõe o projeto “Raconter La Vie”, torna-se leitura imprescindível, uma vez que o autor tem como objetivo abrir um espaço para que uma multiplicidade de existências e de experiências ignoradas tenham suas trajetórias narradas e levadas em conta, florescendo um movimento social fundado na interação e na troca. Tendo esse horizonte, o livro permite a reflexão sobre a necessidade de se abrir espaços alternativos de transformação que ampliem as formas de representação para que os “invisíveis” possam ser representados e se representem, tendo a oportunidade de participar de um lugar de formação de consciência social.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v27i54.12353
PDF

Referências

AB’SABER, Tales. Crise, Alucinose e Mentira: o Anticomunismo do nada brasileiro. Campinas: Editora da Unicamp, 2018.

COULDRY, Nick. Why Voice Matters: Culture And Politics Afer Neoliberalismo. Los Angeles: Sage, 2010.

ROSANVALLON, Pierre. O Parlamento Dos Invisíveis. São Paulo: Annablume Editora, 2017.
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2019 Renan Dantas, Bárbara Estevanato

Downloads

Não há dados estatísticos.