Economia feminista em movimento

experiências e desafios teórico-políticos a partir das lutas das mulheres

Autores

  • Renata Faleiros Camargo Moreno Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20396/tematicas.v26i52.11708

Palavras-chave:

Economia feminista, Movimento feminista, Formação feminista, Neoliberalismo

Resumo

A incipiente produção acadêmica sobre economia feminista no Brasil contrasta com uma dinâmica intensa e continuada de formação, elaboração e mobilização de um campo do feminismo para o qual a economia feminista é uma ferramenta e uma proposta política. A partir da discussão sobre as estratégias e metodologias de formação, e sobre as ações feministas na resistência ao neoliberalismo de organizações referenciadas na Marcha Mundial das Mulheres, o artigo apresenta argumentos, acúmulos e desafios teóricos e políticos para o desenvolvimento da economia feminista identificada com a corrente rupturista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Faleiros Camargo Moreno, Universidade de São Paulo

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia pela Universidade de São Paulo.

Referências

ABÍLIO, Ludmila. Sem maquiagem: o trabalho de um milhão de revendedoras de cosméticos. São Paulo: Boitempo, 2014.

ALMEIDA, Angelica; FEITAL, Auxiliadora; LOPES, Luanda; NETO, Antonio; TELLES, Liliam. Cadernetas agroecológicas: empoderando mulheres, fortalecendo a Agroecologia. Revista Agriculturas. Rio de Janeiro, v.12, n. 4, dezembro 2015.

ALMEIDA, Heloisa. Mulher e antropóloga: gênero e trajetórias acadêmicas em debate. Primeiros Estudos. São Paulo, n.7, p. 99-116, 2015. Entrevista concedida a Barbara Soares, Felipe Braga e Felipe Pinto

ALVAREZ, Sonia. Neoliberalismos e as trajetórias do feminismo latino-americano. In: MORENO, Renata (Org.). Feminismo, economia e política: debates para a construção da igualdade e autonomia das mulheres. São Paulo: SOF, 2014.

ARAÚJO, Ângela. Precarização e informalidade. Coletiva. Recife, n.19, maio-agosto 2016.

BARRETO, Viviana; CARRAU, Natália; PARADIS, Clarisse. A resistência feminista contra o livre comércio e a luta das mulheres pela autonomia sobre o corpo, trabalho e território. In: FARIA, Nalu; MORENO, Renata (Orgs). Desafios feministas para enfrentar o conflito do capital contra a vida: nós mulheres seguimos em luta! São Paulo: SOF, 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

MORENO, R. F. C. Economia feminista em movimento: experiências e desafios teórico-políticos a partir das lutas das mulheres. Tematicas, Campinas, SP, v. 26, n. 52, p. 195–226, 2018. DOI: 10.20396/tematicas.v26i52.11708. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11708. Acesso em: 16 maio. 2022.