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Embalagem
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Palavras-chave

Embalagens
Tecnologia
Diferenciação

Como Citar

SILVA, Lucas Frazão. Embalagem: um processo social na diferenciação de mercadorias. Tematicas, Campinas, SP, v. 5, n. 9, p. 183–205, 1997. DOI: 10.20396/tematicas.v5i9/10.11663. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11663. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

A embalagem é a cristalização de um esforço social na construção de um processo de diferenciação do produto. O embelezamento da mercadoria, que é enfeitada (ou queira-se, enfeitiçada), visa convencer o consumidor a reconhecer-se nela e representa a mágica de realização da mercadoria. Este universo rico e colorido, incorporado por um objeto técnico especial - a embalagem - conformado entre as necessidades e os desejos do consumidor, e vinculado a ele através da marca e da propaganda desta marca, lubrifica e dinamiza a circulação das mercadorias. Considerando-se especialmente interessante este processo econômico, social e cultural de distribuição e realização de mercadorias no setor de alimentos, diferenciando produtos similares e substituíveis entre si, demonstrando versatilidad e competência em atingir o consumidor final, este estudo se propõe a contribuir para o entendimento da dinâmica deste processo.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v5i9/10.11663
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Copyright (c) 1997 Lucas Frazão Silva

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