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Majors e hegemonia no mercado fonográfico brasileiro
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Palavras-chave

Mundialização da cultura
Mercado fonográfico

Como Citar

BARRETO, Mariana. Majors e hegemonia no mercado fonográfico brasileiro. Tematicas, Campinas, SP, v. 21, n. 41, p. 127–156, 2013. DOI: 10.20396/tematicas.v21i41.11453. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11453. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo analisa o funcionamento das gravadoras de discos transnacionais que operam no mercado fonográfico brasileiro, a partir do estabelecimento do disco compacto como suporte padrão para a reprodução e comercialização de música gravada. Partindo da hipótese de que em tempos de globalização da economia e mundialização da cultura, este mercado se comporta e se modula de modo diverso, investiga-se quais são as características estruturais de tais transformações e como agem os diferentes agentes sociais que disputam este espaço. Considerando a configuração destas gravadoras enquanto majors, explora-se, ainda, como se organizam frente aos desafios impostos pela economia global, de que forma conservam, ou não, os mecanismos de reprodução deste campo, no qual elas mesmas são fundadoras dos seus princípios de construção.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v21i41.11453
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