Banner Portal
Fotos de família
PDF

Palavras-chave

Fotos
Família
Auto-imagem

Como Citar

MIRALDI, Juliana Closel. Fotos de família: a construção da auto-imagem em diferentes grupos sociais na região de Campinas. Tematicas, Campinas, SP, v. 21, n. 41, p. 81–95, 2013. DOI: 10.20396/tematicas.v21i41.11451. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11451. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa investigou, numa perspectiva comparativa, a construção da auto-imagem em diferentes grupos sociais, procurando entender como as percepções, de si mesmo e dos outros, se configuram em ferramentas para a elaboração de fronteiras sociais que orientam a dinâmica das interações entre estes grupos, pautadas por diferenças e similitudes, mas, sobretudo, por relações de interdependência. Para tanto, a pesquisa selecionou cinco famílias, moradoras do distrito de Barão Geraldo – Campinas, SP – há pelo menos três gerações. À partir, sobretudo, da leitura visual procurou-se compreender como os registros fotográficos – aqui entendidos como um sociograma – revelam uma determinada maneira de apreender o mundo, de produzir e reproduzir ações e pensamentos diante da vida e de outros sujeitos sociais. Foi possível concluir que (i) os diferentes usos sociais e significados dados à fotografia em cada família são reveladores dos papéis e posições sociais que elas ocupam, bem como dos laços sociais que estabelecem e que (ii) o surgimento da câmera digital e a superprodução de imagens e a sua distribuição em sites de relacionamento contribuiu para que estas famílias passassem por uma reelaboração da sua auto-imagem, que aponta para uma nova maneira de se relacionar com o mundo.

https://doi.org/10.20396/tematicas.v21i41.11451
PDF

Referências

BOURDIEU, Pierre. (1965).Un art moyen: essai sur les usages sociaux de la photographie.Paris : Minuit.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção:crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2008.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.

ELIAS, Norbert. Sociedade dos Individuos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor,1994.

ELIAS, Norbert & Scotson, John. Os estabelecidos e os outsiders. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.

RIBEIRO, Rita. Barão Geraldo - História e Evolução. Campinas: Editora do Autor, 2003.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2013 Juliana Closel Miraldi

Downloads

Não há dados estatísticos.