Banner Portal
Um intelectual de seu tempo
PDF

Palavras-chave

Pensamento social brasileiro
Oliveira Vianna
Intelectuais
Questão racial

Como Citar

RAMOS, Viviane Rodrigues Darif Saldanhas de Almeida. Um intelectual de seu tempo: breve análise de Oliveira Vianna À Luz de Mannheim e Gramsci. Tematicas, Campinas, SP, v. 22, n. 43, p. 11–36, 2014. DOI: 10.20396/tematicas.v22i43.11414. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/11414. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo apresenta, de maneira sucinta, o papel do sociólogo e historiador brasileiro Oliveira Vianna na construção de conceitos acerca das relações raciais no Brasil, considerando-o, ao lado de outros formuladores de um discurso racial, como autor crucial na construção da identidade nacional brasileira. Para tanto, buscaremos estabelecer uma leitura crítica da obra de Oliveira Vianna, compreendendo que embora não seja possível abarcar a totalidade do seu pensamento, pode-se, ao menos, lançar hipóteses sobre as perspectivas desse intelectual. Utilizamos para esta análise as teorias propostas por Karl Mannheim e Antonio Gramsci, perscrutando-o à luz da sociologia do conhecimento.

 

https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i43.11414
PDF

Referências

AGUIAR, Ronaldo Conde. Pequena bibliografia critica do pensamento social brasileiro. São Paulo; Brasilia: Marco Zero: Paralelo 15, 2000.

CARONE, I. Breve histórico de uma pesquisa psicossocial sobre a questão racial brasileira. In: Psicologia social do racismo – estudos sobre a branquitude e branqueamento no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002.

FARIA, Luiz de Castro. Oliveira Vianna: de Saquarema r Alameda Sao Boaventura, 41-Niterói: o autor, os livros, a obra. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 2002.

GARCIA, Afrânio e SORÁ, Gustavo. As reinações intelectuais de um ET. In. Oliveira Vianna: de Saquarema r Alameda Sao Boaventura, 41-Niterói: o autor, os livros, a obra. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 2002. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GARCIA, Afrânio e SORÁ, Gustavo. Os Intelectuais e a organização da Cultura. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

JACCOUD, L. “Racismo e República: O debate sobre branqueamento e a discriminação racial no Brasil”. In: As políticas públicas e a desigualdade racial no Brasil: 120 anos após a abolição. Brasília: IPEA, 2008.

MANNHEIM, Karl. Analise preliminar do problema in Ideologia e utopia. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.

MANNHEIM, Karl. O problema da “intelligentsia”: um estudo de seu papel no passado e no presente. In: Sociologia da cultura. São Paulo: Perspectiva, 1974.

VIANNA, Oliveira. Raça e assimilação. 2.ed.aug. São Paulo: Nacional, 1934.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetaculo das raças : cientistas, instituições e questão racial no Brasil : 1870-1930. São Paulo: Cia. das Letras, 2008.

SKIDMORE, Thomas E. Preto no branco: raça e nacionalidade no pensamento brasileiro. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2014 Viviane Rodrigues Darif Saldanhas de Almeida Ramos

Downloads

Não há dados estatísticos.