As histórias de estudantes cegos sobre o seu ingresso na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9705

Palavras-chave:

Inclusão, Cegueira, Narrativa

Resumo

Objetiva-se compreender a trajetória de estudantes cegos, sobretudo quando do seu ingresso na Educação Básica. São sujeitos desta pesquisa seis estudantes cegos que ingressaram no Ensino Superior nas últimas duas décadas. De natureza qualitativa, tem-se como instrumento de coleta de dados a entrevista de história oral, realizada individualmente e analisada por meio da Análise de Conteúdo. Como resultado verificou-se que a trajetória desses estudantes aponta elementos como os materiais usados pelos professores e pelas escolas que estudaram, a postura do professor durante as aulas, a existência ou não de algum acompanhante para o aluno e a forma da escola compreender o trabalho com a diversidade. As narrativas se configuraram em possibilidade de se rememorar as experiências, empoderar os sujeitos e refletir sobre as formas de se organizar as práticas educativas.

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Biografia do Autor

Luciane Maria Molina Barbosa, Universidade de Taubaté

Mestranda em Educação pela Universidade de Taubaté.

Mariana Aranha de Souza, Universidade de TaubatéCentro Universitário UNIS

Doutora e Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011, 2006). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001).    Atualmente é Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Professora Colaboradora do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP  e do Núcleo de Saberes e Práticas em Educação à Distância da UNITAU. Atua como Coordenadora do Setor de Objetos de Aprendizagem da Educação à Distância da UNITAU (Convênio EPTS/UNITAU) e é membro do NDE do Curso de Pedagogia da EAD-UNITAU.    Tem experiência como Administradora Escolar em Centros Educacionais de Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos do SESI-SP, e como Professora Universitária e de Educação Básica.    Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Educação à Distância, uso de Tecnologias e Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Suelene Donola Mendonça, Universidade de Taubaté

Doutora em Educação: História, Política e Sociedade e Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia.  Atualmente é Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.  

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Publicado

2019-04-30

Como Citar

BARBOSA, Luciane Maria Molina; DE SOUZA, Mariana Aranha; MENDONÇA, Suelene Donola. As histórias de estudantes cegos sobre o seu ingresso na educação básica. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019008, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9705. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9705. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO