Materiais didáticos para o ensino dos saberes geométricos em fotografias de escolas primárias e normais paranaenses (1920-1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.9854

Palavras-chave:

saberes geométricos, fotografias, materiais didáticos

Resumo

Neste artigo, tivemos como objetivo a compreensão de alguns elementos relacionados aos saberes geométricos prescritos para o ensino primário e para a formação de professores no estado do Paraná nas décadas de 1920 e 1930. Mais especificamente, procuramos identificar materiais didáticos que se faziam presentes em fotografias escolares da época e de que forma eles poderiam ser apropriados no desenvolvimento de conteúdos e métodos de ensino relacionados a esses saberes. Para tanto, analisamos relatórios de governo, programas de ensino e, em especial, fotografias de ambientes escolares do período. Podemos dizer que para o ensino de saberes geométricos veiculados nas matérias de Geometria e Desenho o uso de objetos se fez presente, de alguma forma, nas práticas escolares do estado. Além disso, o uso da fotografia como fonte histórica foi de grande importância para a compreensão de elementos da cultura escolar paranaense.

 

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Biografia do Autor

Alexsandra Camara, PUCPR

Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Iara da Silva França , Faculdade de Educação e Instituto Superior de Educação de Guaratuba

Docente na Faculdade de Educação e Instituto Superior de Educação de Guaratuba e na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Membro do Grupo de História da Educação Matemática (GHEMAT) Brasil e Paraná.

Referências

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Publicado

2020-05-07

Como Citar

CAMARA, Alexsandra; FRANÇA , Iara da Silva. Materiais didáticos para o ensino dos saberes geométricos em fotografias de escolas primárias e normais paranaenses (1920-1930). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020003, 2020. DOI: 10.20888/ridphe_r.v6i00.9854. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9854. Acesso em: 29 mar. 2024.