Aqueles tempos do Julinho: práticas no cotidiano escolar da ditadura civil-militar (década de 1970)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v4i2.9670

Palavras-chave:

ditadura civil-militar, Colégio Estadual Julho de Castilhos, História oral

Resumo

O estudo situa-se no período da ditadura civil-militar e relaciona-se à história do Colégio Estadual Júlio de Castilhos, de Porto Alegre (RS). Foi produzido a partir de documentos escritos e da memória de quatro professoras que atuaram na Instituição. Objetiva identificar práticas pedagógicas e táticas cotidianas construídas no ambiente do Colégio na sua relação com um contexto de repressão política, vigente na época investigada. No cotidiano da escola, evidenciaram-se aspectos referentes a táticas construídas pelos professores e sua relação às situações impostas pelo governo ditatorial, as quais criaram, em certa medida, um estatuto próprio para o Júlio de Castilhos à época.

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Biografia do Autor

Luciana Vivian da Cunha, Prefeitura Municipal de Porto Alecre

Mestre em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Luciane Sgarbi Santos Grazziotin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutorado em Educação, ênfase em História da Educação pela PUCRS, professora e pesquisadora na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS. Atua na Linha de pesquisa 1: Educação, História e Políticas.Tem experiência nas áreas de História da Educação e Metodologia da Pesquisa. Pesquisa os seguintes temas relacionados à História da Educação: Memória e História Oral, Cultura Escolar e relações de Gênero.Bolsista produtividade CNPq.

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

CUNHA, Luciana Vivian da; GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Aqueles tempos do Julinho: práticas no cotidiano escolar da ditadura civil-militar (década de 1970). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 259–282, 2018. DOI: 10.20888/ridphe_r.v4i2.9670. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9670. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO