Práticas educativas em museus da educação: algumas experiências
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13515Palavras-chave:
educação em museus, educação patrimonial, museus da educação.Resumo
Este trabalho faz parte da tese de doutorado defendida pela autora em junho de 2019. Aborda práticas educativas em museus da educação e pedagógicos, com foco nas interações que ocorrem no espaço do museu. Dentro deste enfoque foi formulado o seguinte problema: as propostas interativas das exposições museológicas têm realmente permitido o diálogo com as experiências do público? Segundo Wagensberg (2006), há três formas de promover a interatividade nas exposições. São elas a interatividade manual” (hands on), a interatividade mental (minds on) e a a interatividade cultural (heart on). A pesquisa que se articula ao projeto “Preservação do Patrimônio Histórico Educativo”, sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Cristina Menezes tem como objetivo apresentar e discutir algumas práticas educativas que estão sendo desenvolvidas no Memorial laboratório de estudos e pesquisas escolares da E.E. Carlos Gomes - Campinas-SP. Uma das escolas em que o projeto mencionado desenvolve pesquisas. Para essa investigação foram empregadas as pesquisas relacionadas à educação em museus articuladas a um referencial metodológico no qual se busca, na bibliografia sobre museologia crítica e educação patrimonial. Com o objetivo de justificar a metodologia que norteou o presente trabalho foi implementada uma proposta/vivência, junto às 3 turmas de 6º ano, da Escola Estadual Carlos Gomes, Campinas-SP, denominada Sensibilização e Visita ao Memorial da Escola Estadual Carlos Gomes.
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