Um ábaco para ensinar frações

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DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9920

Palabras clave:

ábacos, ensino de frações, materiais didáticos

Resumen

Este artigo objetiva descrever como a voga do ensino intuitivo no último quartel do século XIX, por intermédio do incentivo à utilização de materiais concretos, influenciou o modo de se ensinar a aritmética elementar no Brasil. Focalizando a apropriação feita por Abílio César Borges (1824-1891), o Barão de Macaúbas, de materiais didáticos produzidos na Europa para uso em suas escolas, o trabalho se baseia fundamentalmente em sua conferência acerca do aritmômetro fracionário de sua invenção durante a Exposição Pedagógica do Rio de Janeiro em 1883.

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Publicado

2019-12-31

Cómo citar

KULESZA, Wojciech. Um ábaco para ensinar frações. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019034, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9920. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9920. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO