Análises das experiências de educação patrimonial no ensino de história pelos estudantes das escolas EREM Porto Digital e EREM Paulista (Pernambuco/Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9906Palavras-chave:
Ensino de História. Educação Patrimonial. História Local.Resumo
Resultado de um Trabalho de conclusão de curso, esta pesquisa emergiu de um conjunto de atividades vinculadas aos projetos “Retratos do Recife: século XX, memória e patrimônio” e “Tecelões da memória operária: a História do Paulista didatizada” e desenvolvidas por bolsistas do Programa Institucional e Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-História) da Universidade Federal de Pernambuco, nos anos de 2014 e 2015, em duas escolas estaduais de referência do ensino médio: EREM Porto Digital (localizada no Recife Antigo/ PE) e EREM Paulista (no bairro da Torres Galvão/ PE), respectivamente, cujo objetivo foi vivenciar a Educação Patrimonial através do estudo da História Local. Dos resultados dos referidos projetos, aprofundamos a temática em questão, por intermédio de entrevistas feitas a grupos de estudantes das duas ditas escolas– metodologia de grupo focal– com o objetivo de analisar as experiências de Educação Patrimonial na vida dos entrevistados. Percebemos que, de maneira geral, as atividades com Educação Patrimonial geraram um sentimento de pertencimento e uma ampliação de conhecimentos históricos, sociais e culturais sobre os bairros estudados.
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