O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920)

Autores/as

  • Marcos Denilson Guimarães Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9859

Palabras clave:

Desenho. Anuário de Ensino. Materiais didáticos.

Resumen

O texto buscou identificar que tipos de materiais de ensino são recomendados e como são usados em tarefas escolares associadas ao ensino do Desenho nos cursos primário e normal de São Paulo. Para alcançar tal objetivo foram tomados para análise os Anuários de Ensino de São Paulo (1907-1920). Os referenciais teóricos são textos produzidos por historiadores da Educação referentes ao método de ensino intuitivo. Como resultados, percebeu-se que o papel, o lápis, os lápis de cores e o quadro negro eram os principais suportes responsáveis pela passagem da percepção/imaginação para a concretização/realização da ideia, isto é, do desenho. Em geral, a tarefa associada era favorecer o esboço pessoal e criativo do aluno por meio do desenvolvimento de suas faculdades de observação e imaginação.

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Citas

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Publicado

2019-12-31

Cómo citar

GUIMARÃES, Marcos Denilson. O uso de materiais de Desenho lidos em Anuários de ensino de São Paulo (1907-1920). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019033, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9859. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9859. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO