A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v5i0.9700

Palabras clave:

Dança Popular. Educação física. Educação.

Resumen

A dança é uma das manifestações mais antigas presentes na humanidade; Ressalta-se também sua presença nos documentos que compõem os currículos e respaldam os educadores nos ambientes educacionais, fator determinante para a efetivação deste estudo que teve como lócus de coleta de dados oficinas escolares efetuadas por um Mestre da cultura tradicional  da região do Vale do Paraíba Paulista que desenvolve nas escolas um trabalho educativo pautado na dança popular e nos pressupostos necessários para que essa ação se consolide nos ambientes formais de ensino. Espera-se com o estudo suscitar a reflexão acerca da importância do diálogo entre cultura e educação, sendo a dança um campo polissêmico de conhecimento.

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Biografía del autor/a

Lerrine Marie Schildberg, Universidade de Taubaté, Escola Superior de Cruzeiro

Lerrine é Bailarina,  Profissional de Educação Física e Pedagoga. Especialista em :dança, ginástica rítmica, educação e cidadania e docência no nível superior. No Mestrado defendido em abril de 2018 em desenvolviemnto humano na linha de pesquisa em identidade e práticas sociais da Universidade de Taubaté, pesquisou as danças populares por meio da atuação de um Mestre da Cultura popular que desenvolve nas escolas um trabalho educativo e social. A metodologia empregada no estudo foi a história oral. Lerrine é professora universitária concursada na autarquia pública Escola Superior de Cruzeiro, e também atua como professora e coordenadora no curso de Educação Física da Anhanguera Educacional em Taubaté-SP. Lerrine é coordenadora e professora do curso de Educação Física da Anhanguera Educacional em Taubaté e professora das disciplinas : Dança aplicada à Educação Física, atividades rítmicas, ginástica de academia e pedagogia da ginástica rítmicaestatutária na autarquia pública Escola Superior de Cruzeiro

Rachel Duarte Abdala, Universidade de Taubaté

Licenciada e bacharel em História pela Universidade de São Paulo-USP. Mestre (2003) e Doutora (2013) pela USP. Docente do Curso de  História da Universidade de Taubaté-UNITAU. Líder do Núcleo de Pesquisa em História da UNITAU. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação-NIEPHE, da Universidade de São Paulo. Coordenadora do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência-PIBID na Universidade de Taubaté. Coordenadora Adjunta e Docente permanente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano da UNITAU. Coordena Projetos de Extensão Universitária na UNITAU

Citas

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Publicado

2019-12-31

Cómo citar

SCHILDBERG, Lerrine Marie; DUARTE ABDALA, Rachel. A dança popular no contexto da educação física: uma prática crítica e emancipatória, nos caminhos do Mestre Griot. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 5, p. e019037, 2019. DOI: 10.20888/ridphe_r.v5i0.9700. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9700. Acesso em: 22 jul. 2024.