Instituto Pedagógico do Ensino Industrial em São Paulo: história da profissão docente

Autores

  • Maria Lucia Mendes de Carvalho Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.9299

Palavras-chave:

Educação profissional. História oral de vida. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo apresenta a gênese e a evolução do Instituto Pedagógico do Ensino Industrial, reconhecida a partir das histórias de vida de professores que participaram da criação deste instituto, com a finalidade de compreender o surgimento deste e o processo de formação de professores da educação profissional pública do estado de São Paulo, no período de 1941 a 1961. Os documentos textuais, iconográficos e tridimensionais existentes no Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos permitem empregar como metodologia de investigação a cultura escolar, enquanto que as histórias de vida de Mario Ianeta e Neide Gaudenci de Sá, que foram alunos, professores e gestores na educação profissional pública no estado de São Paulo, e que participaram dos primeiros cursos de formação de professores oferecidos nesse instituto, possibilitam compreender as relações de gênero e as suas representações na educação profissional, entre 1958 e 1965. O emprego da história oral, como ferramenta metodológica e das fontes primárias e secundárias encontradas em acervos escolares, permitiram identificar a gênese e a evolução do processo de formação de professores para a educação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-19

Como Citar

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de. Instituto Pedagógico do Ensino Industrial em São Paulo: história da profissão docente. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 385–404, 2017. DOI: 10.20888/ridphe_r.v3i2.9299. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9299. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO