Modelos de história natural: as imagens dos bustos raciais nos museus escolares

Autores/as

  • Felipe Rodrigo Contri Paz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v2i2.9248

Palabras clave:

Museus Escolares, Método Intuitivo, Objetos de ensino, Modelos de História Natural.

Resumen

Em levantamento realizado em museus localizados em espaços escolares na Região Metropolitana de Porto Alegre localizou-se a presença de imagens representativas dos diferentes tipos raciais humanos no museu escolar do antigo Instituto São José – La Salle/Canoas (RS) e no Museu Metodista de Educação do Colégio Americano (RS). O objetivo deste trabalho é verificar e analisar os diferentes usos destes materiais no ensino, e suas possíveis relações com o método intuitivo. Problematizando o giro conceitual destes modelos de gesso na história da educação brasileira, evidencia-se que estes foram tendência de ensino sobre a espécie humana e suas diferentes raças, bem como aportes de teorias racialistas correntes na época. Como resultados parciais, descobriu-se que estes bustos também podem ser verificados nos acervos de escolas de grandes centros como o Rio de janeiro e Lisboa. No caso português essas peças remontam o século XIX. No Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II, considerado um modelo a ser seguido pelas demais escolas nacionais, adquiriu peças semelhantes entre as décadas de 1920 e 1930, o que demonstra certa tendência do uso destes objetos no ensino escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Rodrigo Contri Paz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando na Faculdade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha História, Memória e Educação. Graduado em História Licenciatura Plena e Bacharelado Pleno pelo Centro Universitário La Salle/Unilasalle. Pós-Graduado no MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach na mesma instituição. Atuou como orientador de exposições no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli/MARGS e foi bolsista de Iniciação Cientifica - FAPERGS - Unilasalle atuando na temática de Práticas Alimentares, Antropologia e Envelhecimento. Trabalhou em um projeto de construção do Histórico da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, que resultou em uma exposição de longa duração e o livro dos 70 anos da instituição. Foi estagiário do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, prestando atendimento ao público, auxílio a pesquisa, catalogação e arquivamento de documentos históricos, bem como monitorando visitas ao setor. Tem experiência na questão do Patrimônio Histórico e Cultural, Educação Patrimonial e Memória, Museus de História, Representações e histórias de vida. Atuou como professor-oficineiro do Projeto Mais Educação/MEC em Porto Alegre e Canoas. Atualmente é professor nomeado da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Publicado

2016-06-27

Cómo citar

PAZ, Felipe Rodrigo Contri. Modelos de história natural: as imagens dos bustos raciais nos museus escolares. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 140–155, 2016. DOI: 10.20888/ridphe_r.v2i2.9248. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9248. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGO