“Quem vive de presente é o museu”: a dinâmica do Memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS

Autores/as

  • Alice Rigoni Jacques Colégio Farroupilha
  • Gabriela Mathias de Castro Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Monitora do Memorial do Colégio Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v2i2.9244

Palabras clave:

História da Educação. Patrimônio histórico-escolar. Memorial do Colégio Farroupilha.

Resumen

Resumo: O artigo analisa o Memorial do Colégio Farroupilha, um museu escolar, localizado no Colégio Farroupilha em Porto Alegre/RS, criado em 2002, com o objetivo de salvaguardar o patrimônio histórico-escolar da instituição e de sua mantenedora - a Associação Beneficente Educacional (ABE – 1858), fundada por imigrantes alemães há mais de 150 anos. O acervo do Memorial é composto por uniformes, cadernos, fotografias, entre outros tantos documentos. Este estudo procura apresentar a dinâmica do Memorial, entre documentos e atividades, visando descontruir a ideia de que o museu é um local estagnado, reduto de coleções, dispostas apenas à contemplação. Abordaremos as investigações históricas suscitadas a partir da problematização do acervo, bem como as atividades didáticas e de pesquisas realizadas no espaço.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alice Rigoni Jacques, Colégio Farroupilha

Coordenadora do memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre

Doutora em Educação pela PUCRS

Publicado

2016-06-27

Cómo citar

JACQUES, Alice Rigoni; CASTRO, Gabriela Mathias de. “Quem vive de presente é o museu”: a dinâmica do Memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 51–72, 2016. DOI: 10.20888/ridphe_r.v2i2.9244. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9244. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO