O Catalogo Geral das Obras da Bibliotheca do Gymnasio de Campinas e o Registro Crhonologico de Entrada: livros e manuscritos em diálogo no arquivo escolar (1896 a 1932)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14845

Palabras clave:

Arquivo escolar., Biblioteca histórica., Acervo manuscrito.

Resumen

A história do livro e os seus espaços de ocupação têm sido informados, não poucas vezes, a partir dos grandes feitos históricos da humanidade. Não resta dúvidas, por exemplo, que a prensa móvel de Gutemberg caracterizou-se como um grande marco na produção massiva de livros e outros materiais impressos, com consequências não só na  difusão do conhecimento, como também nas práticas de leitura, na escrita dos textos e na forma como a produção editorial vem sendo organizada e sistematizada para quem delas faz uso nos espaços ocupados (BURKE, 2002).

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Biografía del autor/a

Joel Martins Luz, Universidade Federal do Mato Grosso

Mestre em Educação (2013) e graduado em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com Especialização em Gestão de projetos pela Faculdade Anhanguera Educacional de Rondonópolis, MT. É pesquisador desde 2013 do Grupo de Pesquisa ALFALE: Alfabetização e Letramento Escolar (PPGEdu/UFMT - Centro de Documentação) e líder do Grupo de pesquisa AVOANTES: memória, educação e acervos, vinculado ao Curso de Biblioteconomia da UFMT, ao qual exerce a docência desde o ano de 2014. Atualmente é doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publicado

2020-12-31

Cómo citar

LUZ, Joel Martins. O Catalogo Geral das Obras da Bibliotheca do Gymnasio de Campinas e o Registro Crhonologico de Entrada: livros e manuscritos em diálogo no arquivo escolar (1896 a 1932). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020032, 2020. DOI: 10.20888/ridpher.v6i00.14845. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/14845. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

DOCUMENTO