“!Qué linda letra! Continue así!”: registros de maestras alfabetizadoras en cuadernos cuaderno de estudiante sobre la enseñanza y el uso de los tipos de letras.
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v6i00.14026Palabras clave:
cuadernos estudiante, alfabetización, tipos de letrasResumen
Este artículo analiza los registros de las maestras en cuadernos de alfabetización en los cuales se encuentran orientaciones, indicaciones, y sugerencias en relación a la enseñanza y al uso de los diferentes tipos de letras. El análisis fue realizado en 200 cuadernos de los años 2000 a 2015, preservados en el Centro de Memória Brasileiro [cb1]. El mismo permitió identificar diferentes registros que fueron organizados en dos categorías en relación a la letra: “Elogios e incentivos” y “Recomendaciones”. En la primera se demuestra el nivel de conformidad de las maestras con el avance de los alumnos en relación al trazado; en la segunda se identifican un conjunto de actividades y recursos utilizados para el entrenamiento y perfeccionamiento grafo-motriz de los alumnos que presentan dificultades.
Descargas
Citas
ANDRÉS, Maria del Mar del Poso; ZAMORA, Sara Ramos. Representação da escola e da cultura escolar nos cadernos infantis (Espanha, 1922-1942). In: MIGNOT, Ana Chrystina (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. EdUERJ, 2008.
BRASIL/MEC. Pró-Letramento: Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos/Séries Iniciais do Ensino Fundamental: alfabetização e linguagem. – Ed. rev. e ampl. incluindo SAEB/Prova Brasil matriz de referência/ Secretaria de Educação Básica – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.
BRASIL/MEC. Lei nº. 11.274, de 6 e fevereiro de 2006. Altera a redação dos artigos 29, 30,32 e 87 da Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 anos de idade. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2006.
BRASIL/MEC. Manual do pacto: Pacto pela Alfabetização na Idade Certa: o Brasil do futuro com o começo que ele merece. Brasília, DF, 2012.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o Bá-Bé-Bi-Bo-Bu. São Paulo: Scipione, 2009.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 22. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
CHARTIER, Roger. Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Trad. Maria de Lourdes Meirelles Matendo. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. (Coleção História da Leitura)
CHARTIER, Anne-Marie. Um dispositivo sem autor: cadernos e fichários na escola primária. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 3, p. 9-26, jan./jun. 2002.
CHARTIER, Anne-Marie. Exercícios escritos e cadernos de alunos: reflexões sobre práticas de longa duração. In: CHARTIER, Anne Marie. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica. CEALE, 2007. (Coleção Linguagem e educação)
CORDOVA, Tania. A escola normal em Lages (SC): lentes no presente e deslocamentos ao passado (2015-1933). 2017. 386 f. Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Ciências Humanas e da Educação, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, 2017.
GÓMEZ, Antonio Castillo. Educação e cultura escrita: a propósito dos cadernos e escritos escolares. Revista Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 66-72, jan./abr. 2012.
GÓMEZ, Antonio Castillo. Los Cuadernos escolares a la luz de la História de la cultura escrita. 2010. Disponível em: https://ebuah.uah.es/dspace/bitstream/handle/10017/6758/Cuadernos%20Escolares.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 12 mar. 2018.
GRAZZIOTINE, Luciana; GASTAUD, Carla. Nos traços de caligrafia, indícios de um tempo escolar. Revista História da Educação, v. 14, n. 30, p. 207-226, enero-abril, 2010.
GVIRTZ, Silvina. El discurso escolar a través de los cuadernos de clase: Argentina 1930 - 1970. Buenos Aires: Eudeba, 1996.
GVIRTZ, Silvina; LARRONDO, Marina. Os cadernos de classe como fonte primária de pesquisa: alcances e limites teóricos e metodológicos para sua abordagem. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
HÉBRARD, Jean. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: a escritura pessoal e seus suportes. In: Mignot, A. C.V; Bastos, M. H. C., Cunha, M. T. S. (Org.). Refúgios do eu: educação, história, escritas autobiográficas. Florianópolis: Mulheres, 2000.
HÉBRARD, Jean. Por uma bibliografia material das escritas ordinárias: o espaço gráfico do caderno escolar (França – séculos XIX-XX). Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n. 1, p. 115-141, jan./jun. 2001.
HÉBRARD, Jean. A lição e o exercício: algumas reflexões sobre a história das práticas escolares de leitura e escrita. Revista Educação Santa Maria, v. 32, n. 1, 2007.
FISCHER, Rosa. Maria. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 114, p. 197-223, nov. 2001.
FONTOURA, Afro de Amaral. A escola viva: metodologia do ensino primário. 9. ed. Rio de Janeiro: Aurora, 1963.
JACQUES, Alice Rigoni. As marcas de correção em cadernos escolares do curso primário do Colégio Farroupilha/RS 1948/1958. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS, 2011.
LOPES, Isa Cristina da Rocha. Memória e discurso em marcas de correção: um estudo de cadernos escolares. Dissertação (Mestrado em Memória Social) – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ, 2006.
LOPES, Isa Cristina da Rocha. Cadernos escolares: memória e discurso em marcas de correção. In: MIGNOT, Ana Chrystina Venâncio (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2008.
MAGALHÃES, Justino. Escrita escolar e oficialização da escola Portuguesa. In: VIII Congreso Internacional História de la Cultura Escrita. Universidad de Alcalá, 5 a 8 de julio de 2005. Sección 3ª: Escrituras cotidianas em contextos educativos. 2005.
MIGNOT, Ana Chrystina. Um certo objeto-memória: apontamentos sobre cadernos escolares. In: III Seminário Internacional Redes de conhecimento e a tecnologia: imagem e cidadania, 2005, Rio de Janeiro. Anais do III Seminário Internacional Redes de conhecimento e a tecnologia: imagem e cidadania, 2005.
MIGNOT, Ana Chrystina. Um objeto quase invisível. In: MIGNOT, Ana Chrystina Mignot (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. EdUERJ, 2008a.
MIGNOT, Ana Chrystina. Não me esqueça num canto qualquer. Rio de Janeiro: Educação e Imagem, 2008b. CD-ROM.
MONKS, Joseane Cruz. Do artesanal ao digital: uma genealogia dos meios de produção e reprodução de folhinhas de atividades em cadernos de alunos. 2019. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação/FaE, Universidade Federal de Pelotas/UFPel, Pelotas, 2019.
MORAES, Artur Gomes. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
NEUBERT, Caroline Guião Coelho. Os Sentidos Atribuídos pelas Crianças aos seus Cadernos Escolares. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, 2013.
PERES, Eliane; BARUM, Sylvia Tavares. O ditado escolar sob o enfoque histórico: um estudo a partir de cadernos de crianças em processo de alfbetização. In: IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, 2009, Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Iberoamericano de História da Educação Latino-Americana, 2009. v. 1. p. 1-8.
PERES, Eliane. A alfabetização vista através de cadernos escolares (1958-2009). In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2010, Belo Horizonte. Anais do XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010.
PERES, Eliane. Um estudo da história da alfabetização através dos cadernos escolares (1943-2010). Cadernos de História da Educação. v.11, n. 1 – jan./jun. 2012.
RAZZINI, Marcia de Paula G. Instrumentos de escrita na escola elementar: tecnologias e práticas. In: MIGNOT, Ana Chrystina (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. EdUERJ, 2008.
VIÑAO, Antonio. Os cadernos escolares como fonte histórica: aspectos metodológicos e historiográficos. In: MIGNOT, Ana Chrystina (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: Ed. EdUERJ, 2008.
VIDAL, Diana. G.; ESTEVES, I.L. Modelos caligráficos concorrentes: as prescrições para a escrita na escola primária paulista (1910-1940). In: PERES, E., TAMBARA, E. (Org.). Livros escolares e ensino da leitura e da escrita no Brasil (séculos XIX - XX). Pelotas/RS: Seiva, 2003.
SANTOS, Vera Mendes dos. Caderno escolar: um dispositivo feito peça por peça para a produção de saberes e subjetividade. Anais: IV Reunião Científica Regional da ANPEd (ANPEd-Sul), Santa Catarina/SC, 2002.
SOARES, Magda. Aprender a escrever, ensinar a escrever. In: ZACCUR, E. (org.). A Magia da Linguagem. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE, 2001.
STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Câmara. Da sensibilidade das mãos à harmonia da escrita: Memórias, artefatos e gestos da caligrafia na história da educação. In: TRINCHÃO, Gláucia Maria da Costa (Org.). Do desenho das belas letras à livre expressão do desenho da escrita. Salvador: EDUFBA, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/