Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.12304

Palabras clave:

ensino de ciências, arquitetura escolar, processo de equiparação

Resumen

Considerando que el espacio no es neutral, siempre educa, el artículo problematiza los cambios sucedidos en el Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo durante las primeras décadas del siglo XX, en un momento en el que se constituyeron oficinas, laboratorios y museos vinculados a la enseñanza de las ciencias. El análisis considera los principios educativos y religiosos que regían la institución, bien como las prescripciones gubernamentales concernientes a la obtención del título de equiparación. El estudio señala que el colegio reordenó el espacio escolar conforme una propuesta que valoraba la enseñanza práctica y experimental – aulas fueron organizadas con muebles y artefactos propios para las asignaturas científicas, posibilitando otras formas de circulación, interacción y enseñanza.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luna Abrano Bocchi, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG - unidade Passos). Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), mestrado em Educação pela mesma universidade (2013) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2020).

Citas

ABREU, Geysa Spitz Alcoforado de. A homogeneização do ensino secundário na década de 1930: estratégias de eficiência, racionalidade e controle. Educar em Revista, Curitiba, n. spe2, p. 291-301, 2010.

ASSIS, Paula Maria de. Educação dos sentidos e a formação do cidadão e cristão católico no Guide des Écoles: o modo marista de educar. In. BRAGHINI, Katya, MUNAKATA, Kazumi, TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (Org.). Diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Curitiba: Ed. UFPR, 2017, p. 283-307.

BOCCHI, Luna Abrano. A configuração de novos locais e práticas pedagógicas na escola: o museu escolar, os laboratórios e gabinetes de ensino do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo (1908-1940). 2013. 135 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

BOCCHI, Luna Abrano. Os locais destinados ao ensino de ciências no Colégio Marista Arquidiocesano de

São Paulo (1908-1940). In. BRAGHINI, Katya, MUNAKATA, Kazumi, TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (Org.). Diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Curitiba: Ed. UFPR, 2017, p. 93-113.

BRAGHINI, Katya. The collection of scientific instruments of the Colégio Marista Arquidiocesano Museum, São Paulo: origins, context and significance. In: GRANATO, M.; LOURENÇO, M. (Org.). Scientific Instruments in the History of Science: studies in transfer, use and preservation. Rio de Janeiro: Museu de Astronomia e Ciências Afins, 2014, p. 277-296.

BRAGHINI, Katya. O que os objetos científicos nos contam sobre a educação dos sentidos, na passagem do século XIX para o século XX? In. BRAGHINI, Katya, MUNAKATA, Kazumi, TABORDA DE OLIVEIRA, Marcus Aurelio (Org.). Diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. Curitiba: Ed. UFPR, 2017, p. 67-91.

BRASIL. Decreto no 3.491, de 11 de novembro de 1899. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-3491-11-novembro-1899-520771-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em 21 jul. 2018.

BRASIL. Decreto no 11.530, de 18 de março de 1915. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1910-1919/decreto-11530-18-marco-1915-522019-republicacao-97760-pe.html. Acesso em 21 jul. 2018.

BRASIL. Decreto no 19.890, de 18 de abril de 1931. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1930-1939/decreto-19890-18-abril-1931-504631-publicacaooriginal-141245-pe.html. Acesso 21 jul. 2018.

COLÉGIO ARQUIDIOCESNO DE SÃO PAULO. Livro de provisões. 1908.

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Échos. São Paulo, n. 3, 1912.

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Echos. São Paulo, n. 5, 1913.

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Echos. São Paulo, n. 10, 1918.

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Echos. São Paulo, n. 21, 1929.

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Écos. São Paulo, n. 24, 1932.

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Processo de equiparação do Colégio Arquidiocesano de São Paulo. São Paulo, 1933.

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Écos. São Paulo, n. 32, 1939.

COLÉGIO ARQUIDIOCESANO DE SÃO PAULO. Processo de equiparação do Colégio Arquidiocesano de São Paulo. São Paulo, 1940.

COLÉGIO DIOCESANO. Processo de equiparação do Colégio Diocesano. São Paulo, 1900.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ENSINO. Serviço de inspeção dos estabelecimentos de ensino secundário. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1932.

ESCOLANO BENITO, Agustín. Tiempos y espacios para la escuela: ensayos históricos. Madrid: Biblioteca Nueva, 2000, 253 p.

FARIA, Joana Borges de. Os quadros parietais nas escolas do Sudeste brasileiro (1890-1970). 2017. 332 f. Tese (doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

FURET, Jean-Baptiste et alii. Guia das Escolas para uso nas casas dos Pequenos Irmãos de Maria: documento do 2º Capítulo Geral do Instituto Marista. Brasília: UMBRASIL, 2009, 251 p.

GONÇALVES, Rita de Cássia. A arquitetura como uma dimensão material das culturas escolares. In. GASPAR DA

SILVA, Vera Lúcia; PETRY, Marilia Gabriela. (Org.). Objetos da escola: espaços e lugares da constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina – século XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, p. 27-62.

LAWN, Martin, GROSVERNOR, Ian (Ed.). Materialities of Schooling: Design, Technology, Objects, Routines. Oxford: Symposium Books, 2005, 217 p.

LORENZ, Karl M.; VECHIA, A. Comparação diacrônica dos estudos de ciências e humanidades no currículo secundário brasileiro. Ciência e Cultura, São Paulo, vol. 36, n. 1, p. 32-35, 1984.

LORENZ, Karl M. O ensino de ciências e o Imperial Collegio Pedro II: 1838-1889. In: VECHIA, A; CAVAZOTTI, M. A. (Org.) A escola secundária: modelos e planos (Brasil, séculos XIX e XX). São Paulo: Annablume, 2003, p. 49-61.

MADI FILHO, José Maurício. Animais taxidermizados como materiais de ensino em fins do século XIX e começo do século XX. 2013. 143 p. Dissertação (mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

MELONI, Reginaldo Alberto. Saberes em Ciências Naturais: o ensino de Física e Química no Colégio Culto à Ciência de Campinas – 1873-1910. Campinas: Tese (doutorado em Educação), UNICAMP, 2010.

PEDRO, Ricardo Tomasiello. História da equiparação do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo ao Colégio Pedro II (1900-1940). 2014. 176 f. Dissertação (mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo.

PEDRO, Ricardo Tomasiello. História da equiparação do Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo ao Colégio Pedro II (1900-1940). In. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais. Maringá, 2015.

SEMINÁRIO EPISCOPAL. Publicação Commemorativa do 1º Quinquagenario da fundação do Seminario Episcopal de S. Paulo. São Paulo, 1906.

SILVA, Vera Lucia Gaspar; PETRY, Marília Gabriela (Org.). Objetos de escola: espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina - séculos XIX e XX). Florianópolis: Insular, 2012, 231 p.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da Cultura Material Escolar: um balanço inicial. In: BENCOSTTA, Marcus Levy Albino (Org.). Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007, p. 163-189.

SOUZA, Rosa Fátima de. História da organização do trabalho escolar e do currículo no Século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez, 2008, 319 p.

VIÑAO FRAGO, Antonio. Do espaço escolar e da escola como lugar: propostas e questões. In. VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, espaço e subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998, p. 59-1

Publicado

2020-06-03

Cómo citar

BOCCHI, Luna Abrano. Espaço escolar e ciências: relações entre as prescrições governamentais e o ensino. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 6, n. 00, p. e020004, 2020. DOI: 10.20888/ridphe_r.v6i00.12304. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/12304. Acesso em: 22 jul. 2024.