Fontes orais e as práticas de alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus de 1955 a 1971

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v4i2.9683

Keywords:

Alfabetização. Memória. História Oral

Abstract

Estudar as práticas da alfabetização é ir além da análise do material didático utilizado. Este trabalho é parte de uma pesquisa que busca na memória das professoras construir a história da alfabetização, no período de 1955 a 1971, no Grupo Escolar Bom Jesus em Uberlândia -MG. Utilizamos como aporte teórico a Nova História Cultural que traz novas possibilidades de pesquisa e de fontes. Desse modo, a história oral é fundamental para a realização deste estudo, pois é a partir das vozes das próprias alfabetizadoras que construímos a história da alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus. Buscamos identificar quem foram essas alfabetizadoras para entender quais as representações e apropriações realizadas por elas, naquele período, e tentamos construir uma parte da história da alfabetização em Uberlândia. Os resultados revelam que as práticas são carregadas de valores e representações que essas profissionais construíram e constroem ao longo do exercício do magistério primário.

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Author Biographies

Michelle Castro Lima, Instituto Federal Goiano

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora no curso de Pedagogia atua principalmente nas áreas de História da Educação, alfabetização e formação de professores.

Marco Antônio Franco Amaral, Instituto Federal Goiano

Doutorando na Universidade de Coimbra. Professor no curso de Pedagogia

Sônia Maria dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Professora titular no programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Published

2018-12-29

How to Cite

LIMA, Michelle Castro; AMARAL, Marco Antônio Franco; SANTOS, Sônia Maria dos. Fontes orais e as práticas de alfabetização no Grupo Escolar Bom Jesus de 1955 a 1971. Ridphe_R, Ibero-American Journal of Historical-Educational Patrimony, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 343–364, 2018. DOI: 10.20888/ridphe_r.v4i2.9683. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9683. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO