“Quando eu estudava no Uruguai...”: a escola recordada por estudantes de um Grupo Escolar em Porto Alegre/RS (1948 – 1954)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v4i2.9645

Palavras-chave:

História oral, grupo escolar e memórias discentes.

Resumo

O artigo investiga memórias de um Grupo Escolar, por meio das narrativas de estudantes, que, entre os anos 1948-1954, freqüentaram a instituição de ensino. A escola localizava-se em uma região periférica de Porto Alegre/RS, ainda mantinha traços rurais, sendo também ocupada pela população negra da cidade. Inscrita no campo da História da Educação, valendo-se da metodologia da História Oral, a pesquisa lança olhares à cultura escolar pretérita, tendo como documentos privilegiados as representações das liturgias e práticas escolares, rememoradas por cinco sujeitos. Essas memórias indicam a existência de uma escola adaptada em um antigo casarão, impregnada de conceitos próprios de uma época de consolidação dos grupos escolares, como instituições públicas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Rigoni Jacques, PPGE/PUCRS

Doutora em Educação PPGE/PUCRS. Coordenadora do Memorial do Colégio Farroupilha.

Dóris Bittencourt Almeida, Faculdade de Educação/ PPGEDU/UFRGS

Doutora em Educação 

Professora de História da Educação da Faculdade de Educação e do PPGEDU/UFRGS 

Lucas Costa Grimaldi, PPGEDU/UFRGS

Doutorando em Educação - PPGEDU/UFRGS 

Referências

BARROSO, Véra Lúcia Maciel. Porto Alegre: funções e papéis de uma cidade polo. In: POSSAMAI, Zita Rosane (Org.) Leituras da cidade. Porto alegre: Evangraf, 2010.

BOTO, Carlota. A LITURGIA DA ESCOLA MODERNA: SABERES, VALORES, ATITUDES E EXEMPLOS. Hist. Educ. [Online]. Porto Alegre. v. 18 n. 44 Set./dez. 2014 p. 99-127.

BOSI, Eclea. Memória e Sociedade: Lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Editor, 1979.

COLÉGIO BOM CONSELHO. Nossa História. Disponível em: http://www.bomconselho.com.br/ Acessado em: 19/12/2016.

CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global Editora, 1985.

ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Volume 2. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.

ESCOLANO, Agustin. Arquitetura como programa. Espaço-escolar e currículo. IN: VIÑAO FRAGO, Antonio; ESCOLANO, Agustín. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Dos pardieiros aos palácios: cultura escolar e urbana em Belo Horizonte (1906/1918). Uberlândia: EDUFU, 2014, 2.ed.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: centauro, 2004.

LIMA, Otávio Rojas. (Org.). Memórias do “Julinho”: Colégio Estadual Júlio de Castilhos 1900 – 1990. Porto Alegre: Sagra, 1990.

LIMA, Valeska Alessandra de. Colégio de Aplicação da UFRGS: práticas educativas adormecidas entre o Arquivo e a Memória Oral (1954-1981). 2016. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. 2016.

LOURO, Guacira Lopes. Prendas e antiprendas: educando a mulher gaúcha. Educação e Realidade.v.11 n.2 Porto Alegre: UFRGS, jul./dez. 1986. p.25-56.

MAGALHÃES, Justino. Contributo para a história das instituições educativas – entre a memória e o arquivo. In: FERNANDES, Rogério e MAGALHÃES, Justino. Para a história do ensino liceal em Portugal – actas dos colóquios do I centenário da reforma de Jaime Moniz(1894 – 1895). Braga: Secção de artes gráficas das oficinas de trabalho, 1999.

NOVINSKY, Anita; Ribeiro, Eneida; Goreinstein, Lina. (Orgs.). Os judeus que construíram o Brasil. São Paulo: Planeta, 2015.

PERES, Eliane. A escola graduada no Rio Grande do Sul no início do século XX: a implantação de um novo modelo e de uma nova cultura escolar. In: VIDAl, Diana; SCHWARTZ, Cleonara Maria (Org.). História das Culturas Escolares no Brasil. Vitória: EDUFES, 2010.

PORTELLI, Alessandro. História Oral como arte da escuta. São Paulo: Letraevoz, 2016.

POSSAMAI, Zita Rosane. Uma escola a ser vista: apontamentos sobre imagens fotográficas de Porto Alegre nas primeiras décadas do século XX. História da Educação, ASPHE, FaE, UFPel, Pelotas, 2009, Vol.13(29), pp.143-169.

QUADROS, Claudemir de. Reforma, ciência e profissionalização da educação: o Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul. 2006. 429 f. Tese ( Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS. 2006.

RODRIGUES, Nadir Bonini. Colégio Marista Rosário: Lições para a vida inteira (1904-2004). Porto Alegre: CMC, 2004.

SANTOS, Irene (org.). Colonos e Quilombolas: memória fotográfica das colônias africanas de Porto Alegre.

SARMENTO, Manuel Jacinto. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, CARVALHO E VILELA (orgs.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SCALABRINIANAS. História. Disponível em: http://www.scalabrinianas.org/pcr. Acessado em: 19.12.2016.

SCHUCK, Eduardo. A qualidade de vida no trabalho dos professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai. 2008. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado em Administração), Escola de Administração, UFRGS. 2008.

SILVA, Petronilha Beatriz; PEREIRA, Neusa. Recordando nossa escola. In: FISCHER, Beatriz Daudt. (Org.). Tempos de escola: memórias. São Leopoldo: Oikos, 2011.

SOUZA, Rosa Fátima. Templos da civilização: a implantação da escola primária graduada no Estado de São Paulo. São Paulo: Unesp, 1998.

VIDAL, Diana Gonçalves; FARIA FILHO, Luciano Mendes. As lentes da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil . Campinas, SP: Editora Autores Associados LTDA, 2005.

ZEN, Mariane Werner. Brasileiros pelas letras: atividades de associações auxiliares da escola no Grupo Escolar Alberto Torres (1941-1959) Brusque - SC. VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação: Percursos e Desafios da Pesquisa e do Ensino da História da Educação. Uberlândia, MG, 2006.

Entrevistados

Luiza. Entrevista I. [Nov. 2016]. Entrevistadores: Dóris Almeida e Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 2016.

João Tadeu e Aldo. Entrevista II. [Nov. 2016]. Entrevistadoras: Alice Jacques e Dóris Almeida. Porto Alegre, 2016.

Petronilha e Neusa. Entrevista II. [Out. 2016]. Entrevistadores: Dóris Almeida e Lucas Grimaldi. Porto Alegre, 2016.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

JACQUES, Alice Rigoni; ALMEIDA, Dóris Bittencourt; GRIMALDI, Lucas Costa. “Quando eu estudava no Uruguai...”: a escola recordada por estudantes de um Grupo Escolar em Porto Alegre/RS (1948 – 1954). RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 4, n. 2, p. 236–258, 2018. DOI: 10.20888/ridphe_r.v4i2.9645. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9645. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO