Pelas trilhas da educação anarquista: um balanço panorâmico das pesquisas no Brasil

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DOI:

https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17492

Palavras-chave:

História da Educação, Anarquismo, Movimento Operário

Resumo

O presente artigo pretende apresentar um levantamento parcial da produção acadêmica sobre educação anarquista no Brasil desde o final da década de 1970 e propor um balanço crítico sobre as pesquisas e suas abordagens teóricas e metodológicas. Dos primeiros estudos marxistas vinculados à história da classe operária até a profusão de recentes trabalhos sobre o pensamento e a prática anarquista em educação no Brasil, analisamos o percurso trilhado pelas/os pesquisadores e percebemos a consolidação dos estudos em história da educação anarquista. Apresenta ainda resultados parciais do Projeto de Pesquisa e Extensão “A Escola Moderna no Brasil (1900-1930): Anarquismo, Sindicalismo e Racionalismo Pedagógico” vinculado à Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana. Identificados, por fim, alguns fatores que contribuíram para o atual cenário: o esforço de pesquisadoras/es e militantes na produção de estudos sobre o tema; a ampliação do acesso a novas fontes documentais possíveis pela digitalização de parte do acervo de hemerotecas e arquivos estatais e militantes; o aumento de espaço nas universidades para que professoras/es orientem e pesquisadores dediquem-se ao tema; e a ação de grupos autônomos e coletivos anarquistas na realização de projetos educativos libertários, na produção de eventos, publicações e conteúdos sobre educação anarquista.

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Biografia do Autor

Rodrigo Rosa da Silva, Universidade Estadual do Paraná, Apucarana, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Professor do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Campus Apucarana) e do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação, Lutas Sociais (GPEL) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária (NEPAN/UERJ). Coordena o Projeto de Pesquisa e Extensão "A Escola Moderna no Brasil (1900-1930): Anarquismo, Sindicalismo e Racionalismo Pedagógico".

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

SILVA, Rodrigo Rosa da. Pelas trilhas da educação anarquista: um balanço panorâmico das pesquisas no Brasil. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 8, n. 00, p. e022024, 2022. DOI: 10.20888/ridpher.v8i00.17492. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/17492. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO