A seção de ciências do Estadão: Imprensa como um patrimônio histórico-educativo
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v6i00.13614Keywords:
Imprensa, Futuro, Ciência, Educação, PatrimônioAbstract
The Document presented is an article that was taken from the newspaper O Estado de São Paulo (known as Estadão), an example of a document that unites the press, education and historical-educational heritage. As an objective, we tried to stick to the Press as a reference object, as a nucleus of information and education, since it shows ways of producing and disseminating discourses that, when preserved, expand the historical heritage and create possibilities for, through them, to recognize its importance for education. The press is understood as a historical agent that intervenes in the processes and episodes not as a simple record of events, but as an active subject in the process, interacting in the complexity of various contexts. It is worth mentioning that the press has a great pedagogical performance, in its formulating principles, because it is the one that conveys interests, disseminates aspirations, teaches by reading and, thus, is relevant to all educational dynamics.
Downloads
References
BELTRÃO, T. Reforma tornou ensino profissional obrigatório em 1971. Senado Federal, 2017. Disponivel em: <https://tecnoblog.net/247956/referencia-site-abnt-artigos/>. Acesso em: 26 maio 2020.
BRASIL. LEI No 5.692, DE 11 DE AGOSTO DE 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências., 1971. Disponivel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm>. Acesso em: 26 de maio 2020 2020.
COSTA, E. V. D. Brasil: História, textos e contextos. São Paulo: Unesp, 2015.
DE LUCA, T. R. História dor, nos e por meio dos periódicos. In: (ORG), C. B. P. Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2010. p. 111-153.
DE LUCA, T. R. A grande imprensa na primeira metade do século XX. In: MARTINS, A. L.; DE LUCA, T. R. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2013.
KOSELLECK, R. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. 3º. ed. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC-Rio, 2012.
KLEIN, Herbert S.; LUNA, Francisco Vidal. População e Sociedade. In: AARÃO REIS, Daniel. Modernização, ditadura e democracia: 1964 – 2010, volume 5. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.
REINERT, J. Será possível controlar o cérebro. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 25 fevereiro 1973. Disponivel em: <https://acervo.estadao.com.br/publicados/1973/02/25/g/19730225-30034-nac-0192-999-192-not-pgxaheq.jpg>. Acesso em: 21 abril 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/