Instituto Pedagógico do Ensino Industrial em São Paulo: história da profissão docente

  • Maria Lucia Mendes de Carvalho Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Palavras-chave: Educação profissional. História oral de vida. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo apresenta a gênese e a evolução do Instituto Pedagógico do Ensino Industrial, reconhecida a partir das histórias de vida de professores que participaram da criação deste instituto, com a finalidade de compreender o surgimento deste e o processo de formação de professores da educação profissional pública do estado de São Paulo, no período de 1941 a 1961. Os documentos textuais, iconográficos e tridimensionais existentes no Centro de Memória da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos permitem empregar como metodologia de investigação a cultura escolar, enquanto que as histórias de vida de Mario Ianeta e Neide Gaudenci de Sá, que foram alunos, professores e gestores na educação profissional pública no estado de São Paulo, e que participaram dos primeiros cursos de formação de professores oferecidos nesse instituto, possibilitam compreender as relações de gênero e as suas representações na educação profissional, entre 1958 e 1965. O emprego da história oral, como ferramenta metodológica e das fontes primárias e secundárias encontradas em acervos escolares, permitiram identificar a gênese e a evolução do processo de formação de professores para a educação profissional.

Publicado
2017-12-19
Como Citar
Carvalho, M. L. M. de. (2017). Instituto Pedagógico do Ensino Industrial em São Paulo: história da profissão docente. RIDPHE_R Revista Iberoamericana Do Patrimônio Histórico-Educativo, 3(2), 385-404. https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v3i2.9299
Seção
Artigo