Modelos de história natural: as imagens dos bustos raciais nos museus escolares

Autores

  • Felipe Rodrigo Contri Paz Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v2i2.9248

Palavras-chave:

Museus Escolares, Método Intuitivo, Objetos de ensino, Modelos de História Natural.

Resumo

Em levantamento realizado em museus localizados em espaços escolares na Região Metropolitana de Porto Alegre localizou-se a presença de imagens representativas dos diferentes tipos raciais humanos no museu escolar do antigo Instituto São José – La Salle/Canoas (RS) e no Museu Metodista de Educação do Colégio Americano (RS). O objetivo deste trabalho é verificar e analisar os diferentes usos destes materiais no ensino, e suas possíveis relações com o método intuitivo. Problematizando o giro conceitual destes modelos de gesso na história da educação brasileira, evidencia-se que estes foram tendência de ensino sobre a espécie humana e suas diferentes raças, bem como aportes de teorias racialistas correntes na época. Como resultados parciais, descobriu-se que estes bustos também podem ser verificados nos acervos de escolas de grandes centros como o Rio de janeiro e Lisboa. No caso português essas peças remontam o século XIX. No Rio de Janeiro, o Colégio Pedro II, considerado um modelo a ser seguido pelas demais escolas nacionais, adquiriu peças semelhantes entre as décadas de 1920 e 1930, o que demonstra certa tendência do uso destes objetos no ensino escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Rodrigo Contri Paz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando na Faculdade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na linha História, Memória e Educação. Graduado em História Licenciatura Plena e Bacharelado Pleno pelo Centro Universitário La Salle/Unilasalle. Pós-Graduado no MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach na mesma instituição. Atuou como orientador de exposições no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli/MARGS e foi bolsista de Iniciação Cientifica - FAPERGS - Unilasalle atuando na temática de Práticas Alimentares, Antropologia e Envelhecimento. Trabalhou em um projeto de construção do Histórico da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas, que resultou em uma exposição de longa duração e o livro dos 70 anos da instituição. Foi estagiário do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, prestando atendimento ao público, auxílio a pesquisa, catalogação e arquivamento de documentos históricos, bem como monitorando visitas ao setor. Tem experiência na questão do Patrimônio Histórico e Cultural, Educação Patrimonial e Memória, Museus de História, Representações e histórias de vida. Atuou como professor-oficineiro do Projeto Mais Educação/MEC em Porto Alegre e Canoas. Atualmente é professor nomeado da Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

PAZ, Felipe Rodrigo Contri. Modelos de história natural: as imagens dos bustos raciais nos museus escolares. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 140–155, 2016. DOI: 10.20888/ridphe_r.v2i2.9248. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9248. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO