“Quem vive de presente é o museu”: a dinâmica do Memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v2i2.9244Palavras-chave:
História da Educação. Patrimônio histórico-escolar. Memorial do Colégio Farroupilha.Resumo
Resumo: O artigo analisa o Memorial do Colégio Farroupilha, um museu escolar, localizado no Colégio Farroupilha em Porto Alegre/RS, criado em 2002, com o objetivo de salvaguardar o patrimônio histórico-escolar da instituição e de sua mantenedora - a Associação Beneficente Educacional (ABE – 1858), fundada por imigrantes alemães há mais de 150 anos. O acervo do Memorial é composto por uniformes, cadernos, fotografias, entre outros tantos documentos. Este estudo procura apresentar a dinâmica do Memorial, entre documentos e atividades, visando descontruir a ideia de que o museu é um local estagnado, reduto de coleções, dispostas apenas à contemplação. Abordaremos as investigações históricas suscitadas a partir da problematização do acervo, bem como as atividades didáticas e de pesquisas realizadas no espaço.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/