“Quem vive de presente é o museu”: a dinâmica do Memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS

Autores

  • Alice Rigoni Jacques Colégio Farroupilha
  • Gabriela Mathias de Castro Graduada em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Monitora do Memorial do Colégio Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v2i2.9244

Palavras-chave:

História da Educação. Patrimônio histórico-escolar. Memorial do Colégio Farroupilha.

Resumo

Resumo: O artigo analisa o Memorial do Colégio Farroupilha, um museu escolar, localizado no Colégio Farroupilha em Porto Alegre/RS, criado em 2002, com o objetivo de salvaguardar o patrimônio histórico-escolar da instituição e de sua mantenedora - a Associação Beneficente Educacional (ABE – 1858), fundada por imigrantes alemães há mais de 150 anos. O acervo do Memorial é composto por uniformes, cadernos, fotografias, entre outros tantos documentos. Este estudo procura apresentar a dinâmica do Memorial, entre documentos e atividades, visando descontruir a ideia de que o museu é um local estagnado, reduto de coleções, dispostas apenas à contemplação. Abordaremos as investigações históricas suscitadas a partir da problematização do acervo, bem como as atividades didáticas e de pesquisas realizadas no espaço.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Rigoni Jacques, Colégio Farroupilha

Coordenadora do memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre

Doutora em Educação pela PUCRS

Downloads

Publicado

2016-06-27

Como Citar

JACQUES, Alice Rigoni; CASTRO, Gabriela Mathias de. “Quem vive de presente é o museu”: a dinâmica do Memorial do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 51–72, 2016. DOI: 10.20888/ridphe_r.v2i2.9244. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9244. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO