Missões de pesquisa: inventariando a documentação escolar do sertão baiano

Autores

  • Vânia Muniz dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Antonieta Miguel Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.9235

Resumo

O Projeto Missões de Pesquisa: levantamento e catalogação de fontes sobre a História da Educação no interior baiano consiste em ações que viabilizem o inventário e a construção de um banco de dados sobre a documentação escolar dispersa entre arquivos de diferentes natureza e envolve discentes, docentes e egressos do Departamento de Ciências Humanas – DCH – Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia. O projeto se iniciou em 2014, como desdobramento das atividades do Núcleo de Pesquisa sobre História Social e Prática de Ensino (NHIPE) e do Laboratório de Pesquisa e Didática da História (LAPEDHI) e já realizou quatro viagens de campo para municípios circunvizinhos. Os documentos localizados foram fotografados e catalogados em ficha específica, posteriormente estas informações são digitadas, formando um banco de dados que será disponibilizado para pesquisadores da área. A necessidade de conservação de documentos relacionados e advindos de escolas em quaisquer ambientes é de extrema importância para as pesquisas na temática. Alguns resultados já foram alcançados com as Missões, entre eles duas monografias que discutem a História da Educação e das Instituições escolares, bem como, três projetos de pesquisa na temática, dois projetos de iniciação científica e produções científicas como artigos e relatos de experiência apresentados em eventos regionais e internacionais. Dessa maneira, o Projeto Missões de Pesquisa: levantamento e catalogação de fontes sobre a História da Educação no interior baiano contribui para a difusão e proteção do patrimônio histórico educativo da Bahia ao inventariar documentos escolares dispersos que servirão de fonte para futuras pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia Muniz dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Aluna da Pós-Graduação em Educação e Diversidade Étnico-Racial pela Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, Caetité. Possui graduação em História pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Possui pesquisas nas áreas de História da Educação, História das Disciplinas Escolares, Histórias das Instituições Escolares, etc. Atua como Coordenadora do Grupo Missões de Pesquisa: Levantamento e Catalogação de Fontes sobre a História da Educação no Interior Baiano, ligado ao Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (NHIPE) e ao Laboratório de Pesquisa em Didática da História (LAPEDHI) da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI, Caetité. P

Downloads

Publicado

2015-12-19

Como Citar

SANTOS, Vânia Muniz dos; MIGUEL, Antonieta. Missões de pesquisa: inventariando a documentação escolar do sertão baiano. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 158–171, 2015. DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9235. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9235. Acesso em: 29 mar. 2024.