Reverberações de um arquivo escolar anarquista

Autores

  • Carmen Sylvia Vidigal Moraes Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Doris Accioly e Silva Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Luciana Eliza dos Santos Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Tatiana da Silva Calsavara Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.20888/ridphe_r.v1i1.9234

Resumo

Este trabalho resultou do livro Educação Libertária no Brasil – Acervo João Penteado: Inventário de Fontes e procura sintetizar a pesquisa desenvolvida ao longo de 10 anos no Centro de Memória da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (CME-FEUSP), por um grupo multidisciplinar de professores e estudantes de graduação e pós-graduação. Os estudos desdobraram-se em dois eixos: o primeiro refere-se ao levantamento e análise das fontes documentais e sua importância para a reconstituição da história escolar interligada à discussão teórica da historiografia da educação no Brasil, e o segundo eixo explora a importância das teorias e práticas anarquistas na educação ibero-americana sublinhando a relativa ausência de estudos sobre o tema.

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Publicado

2015-12-19

Como Citar

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal; SILVA, Doris Accioly e; SANTOS, Luciana Eliza dos; CALSAVARA, Tatiana da Silva. Reverberações de um arquivo escolar anarquista. RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 146–157, 2015. DOI: 10.20888/ridphe_r.v1i1.9234. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/ridphe/article/view/9234. Acesso em: 20 abr. 2024.