Distante das salas de concerto e dos museus, a arte da vida anarquista
DOI:
https://doi.org/10.20888/ridpher.v8i00.17489Palavras-chave:
Anarquismos, Arte contemporânea, Arte e HistóriaResumo
Durante o século XX, alguns artistas ácratas e radicais combateram a arte institucionalizada em salas de concerto, museus, galerias. Afirmaram, distante desses territórios, outras maneiras de existir, modos de viver artísticos, muitas vezes quase imperceptíveis.
Downloads
Referências
BECK, Julian. The Life of Theatre. New York City: First LimeLight, 1986.
BERTHET, Dominique. Dada, nem Deus nem Arte. São Paulo: Nu-Sol/ Soma/ Imaginário, 2001.
BEY, Hakim. Caos: Terrorismo poético e outros crimes exemplares. Tradução de Patrícia Decia e Renato Resende. São Paulo: Conrad, 2003.
BEY, Hakim. Entrevista com Hakim Bey. Tradução de Diogo Henriques. Hans Ulrich Obrist: Entrevistas. Belo Horizonte: Cobogó, 2011.
BEY, Hakim. Palimpest. Disponível em: https://theanarchistlibrary.org/category/topic/peter-lamborn-wilson
BEY, Hakim. Utopic blues. Disponível em: https://theanarchistlibrary.org/category/topic/peter-lamborn-wilson
CABANNE, Pierre. Marcel Duchamp: Engenheiro do Tempo Perdido. São Paulo: Perspectiva, 2002.
CAGE, John. De segunda a um ano. Tradução de Rogério Duprat e revisão de Augusto de Campos. São Paulo: Hucitec, 1986.
CAGE, John. X Writings. Conecticut: Wesleyan, 1986.
CAGE, John. ‘O testamento anarquista’ de John Cage. Verve, São Paulo, Nu-Sol, v. 5, 2004.
CAMPOS, Augusto. Música de Invenção. São Paulo: Perspectiva, 1998.
CARNEIRO, Beatriz. Invenções da vida ácrata: José Oiticica, Jof e Helio Oiticica”. Verve, São Paulo, Nu-Sol, v. 41, 2022. Disponível em: http://www.nu-sol.org/blog/dt_portfolios/v-e-r-v-e-41/
FERRUA, Pietro. John Cage: Anarquista fichado no Brasil. Verve, São Paulo, Nu-Sol, v. 4, 2003.
HASKINS, Rob. “An Anarchic Society of Sounds”. In: The Number Pieces of John Cage. Dissertation (PhD – Musicology) - Eastman School of Music, University of Rochester, 2004.
HASKINS, Rob. John Cage. London: Reaktion Books, 2012.
HASKINS, Rob. John Cage and anarchism. S/d. Disponível em: http://terz.cc/print.php?where=magazin&id=264 s/d
KOSTELANETZ, Richard. John Cage on Pedagogy: An Ur-Conversation. Social Anarchism, Baltimore, Vacant Lots Press, v. 14, 1989.
KOSTELANETZ, Richard. The Anarchist art of John Cage, 1993. Disponível em: http://sterneck.net/john-cage/kostelanetz/index.php
KOSTELANETZ, Richard. Conversing with Cage. New York: Rouledge, 2003.
KROPOTKIN, Piotr. O Governo Representativo parte 3. In: Os Anarquistas e as eleições. São Paulo: Nu-Sol/ SOMA/ Imaginário, 2000.
LOPES, Rodrigo Garcia. Vozes e Visões: Panorama da Arte e Cultura Norte- Americanas hoje. São Paulo: Iluminuras, 1996.
MALINA, Judith. Diário de Judith Malina: o Living Theatre em Minas Gerais. Tradução de Julio Jeha. Belo Horizonte: Arquivo do Dops, 2008.
MIRANDA, Bragança de. Stirner, o passageiro clandestino da história. In: O único e a sua propriedade. Tradução de João Barrento. Lisboa: Antígona, 2004.
OITICICA, José. Ação Direta. Rio de Janeiro: Germinal, 1970.
PROUDHON, Pierre-Joseph. Proudhon. Organização de Paulo-Edgar A. Resende e Edson Passetti. São Paulo: Ática, 1986.
PROUDHON, Pierre-Joseph. A propriedade é um roubo e outros escritos anarquistas. Seleção de Daniel Guérin. Tradução de Suely Bastos. Porto Alegre: L&PM, 2011.
RESENDE, Paulo Edgar; PASSETTI, Edson (orgs.). Proudhon. São Paulo: Ática, 1986.
RETALLACK, Joan. Musicage. John Cage em conversações com Joan Retalack. Rio de Janeiro: Numa, 2015.
RETALLACK, Joan. Musicage: Artes Visuais. Rio de Janeiro: Numa, 2022.
WILDE, Oscar. A alma do homem sob o socialismo. Porto Alegre: L&PM, 1996.
WOODCOCK, George. Grandes Escritos Anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 1981.
WOODCOCK, George. História das Idéias e Movimento Anarquista. Porto Alegre: L&PM, 2002.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de exclusividade da revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não comerciais. Sendo utilizados dados ou o artigo completo para outros fins, o autor deverá solicitar por escrito autorização ao editor para tais fins.
A RIDPHE_R Revista Iberoamericana do Patrimônio Histórico-Educativo utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.
Licença utilizada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
Aviso de derechos de autor
Los derechos de autor para artículos publicados en esta revista son de exclusiva de la revista. En virtud de aparecer en esta revista de acceso público, los artículos son de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educativas y no comerciales. Si se utilizan datos o el artículo completo para otros fines, el autor deberá solicitar por escrito autorización al editor para tales fines.
La RIDPHE_R Revista Iberoamericana del Patrimonio Histórico-Educativo utiliza la licencia de Creative Commons (CC), preservando así la integridad de los artículos en ambiente de acceso abierto.
Licencia usada: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/